São Francisco do Sul tem novo decreto com medidas de prevenção contra o coronavírus nesta quinta-feira (9), com restrições que incluem o fechamento do comércio e de restaurantes por 15 dias. Ele foi divulgado pela Prefeitura de São Francisco do Sul e passa a valer a partir desta sexta-feira (10). A medida foi tomada devido ao crescimento do número de casos positivos. Joinville também anunciou novo decreto com medidas restritivas nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

> VÍDEO: idosa desrespeita decreto e força entrada em shopping de Joinville para almoçar

Entre as regras, ficam suspensas por 15 dias, entre o dia 10 e 24 de julho, as atividades e os serviços privados considerados não essenciais, como, por exemplo, restaurantes, bares, lanchonetes, academias e comércio em geral. Os setores do ramo alimentício poderão atuar apenas com o serviço de delivery. 

Nas atividades da Prefeitura, ficam suspensos o atendimento ao público nos equipamentos públicos da administração direta e indireta do município. Demais especificidades, como realização de home office pelos servidores e demais medidas administrativas, serão publicadas via resolução da Secretaria de Saúde.

Proibição de missas, cultos e outros eventos

O novo decreto também inclui a diminuição de pessoas nos mercados, além da utilização de comandas para maior controle do acesso, uma por pessoa, inclusive para crianças. A limitação nos mercados do município fica estabelecida em 40% da capacidade máxima. É sugerida a ida de apenas uma pessoa por família e a não entrada de menores de 10 anos.

Continua depois da publicidade

No transporte público municipal, a redução será para 50% da capacidade total. Nas agências bancárias, fica autorizado o funcionamento exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços presenciais. A partir desta sexta-feira (10), serão realizadas barreiras sanitárias mais restritivas em pontos estratégicos do município.

A utilização de máscaras segue obrigatória em todo o município, além da proibição, até 31 de julho, de eventos e reuniões de qualquer natureza, incluindo missas e cultos religiosos, a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como parques, praças e praias e as aulas nas unidades das redes públicas e privadas.

>​Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina