A mais tradicional prova de ciclismo por etapas do Brasil está de volta. Após dois anos de ausência no calendário, o Tour de Santa Catarina chega à 24ª edição a partir desta quarta-feira, às 9 horas, em São Francisco do Sul. A competição vai até 21 de abril.
Continua depois da publicidade
No desafio, os melhores ciclistas de estrada do país irão percorrer 561 quilômetros em cinco dias, incluindo o trecho de subida da Serra do Rio do Rastro, entre Orleans e Bom Jardim da Serra. O retorno da corrida é motivo de comemoração para o ciclismo brasileiro.
– Poucos eventos conseguiram ir tão longe. O Brasil carece de provas como o Tour, uma competição que atrai os ciclistas por causa de seu alto nível técnico e etapas desafiadoras. Nossa luta, agora, é para que o Tour não sofra mais interrupções -, diz o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Carlos Andrade.
Com o apoio do governo do Estado, das polícias Federal e Estadual e das prefeituras das cidades por onde passará, o evento está preparado para receber entre 100 a 150 atletas. As mais importantes equipes de ciclismo do Brasil estão inscritas, entre elas a Funvic/Brasilinvest, de São José dos Campos (SP); a Memorial, de Santos (SP); e a DataRo, de Cascavel (PR). Equipes catarinenses como Avaí, Chapecó e Joinville também estarão na disputa.
Continua depois da publicidade
Neste ano, a prova começa no Litoral, em São Francisco do Sul, que já recebeu diversas etapas da competição. A largada será em frente ao Centro Histórico, de onde os atletas partem para percorrer 152 quilômetros até a cidade de Timbó.
As montanhas entram em cena na terceira etapa, entre Rio do Sul e Urubici, com 143 quilômetros e duas longas subidas. Como já é tradição, a prova tem seu final na Serra do Rio do Rastro, com percurso que liga as cidades de Orleans a Bom Jardim da Serra.
Joinvilenses prontos para a disputa
Joinville é uma das cidades catarinenses que estará representada na 24ª edição do Tour de Santa Catarina. A equipe Tupy/Joinville vem com direção técnica de Ed Carlos Tomaschitz e conta com os atletas Ricardo Pscheidt, Gilberto Veiga de Góis, Luis Henrique Visentainer, Valmor Hausmann e Raphael Mesquita Mendes.
Continua depois da publicidade
Segundo Ed Carlos, a equipe tem ótimas expectativas para a competição. Ele explica que a Tupy/Joinville quer ficar pelo menos entre as cinco melhores equipes do Tour e brigar pelo topo na classificação geral por atletas:
– Estamos muito bem preparados, apesar de nossos atletas principais correrem muitas provas de mountain bike.
Entre esses atletas, Ed Carlos destaca Ricardo Pscheidt, que voltou na semana passada do Pan-americano de Mountain Bike, competição na qual ficou com a quinta colocação.
Continua depois da publicidade
– É a primeira prova de ciclismo do ano que a equipe inteira participa, mas são atletas com bastante rodagem -, pondera o diretor.
Nesta edição, o Tour de Santa Catarina não tem em seu trajeto uma passagem por Joinville, como aconteceu em outras edições.