Fiéis da igreja católica comemoram hoje a 351ª Festa de Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, na região Norte de Santa Catarina. A celebração é um marco importante para a cidade, que tem a data como feriado municipal.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta, a imagem de Nossa Senhora da Graça instalada no altar da igreja que leva o mesmo nome, deixa sua cúpula a sete metros do chão e, pela única vez no ano, passeia pela cidade que cresce sob sua bênção há 351 anos.
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
– É um momento de reavivar a nossa fé, confirmar toda nossa caminhada. É um momento de coroamento de nossa espiritualidade – disse o padre Mario Wojciehoski, que estima que cerca de 15 mil pessoas participem dos dez dias de celebração, iniciada em 30 de agosto.
Continua depois da publicidade
Às 10 horas, a Igreja Nossa Senhora da Graça celebra a primeira missa do dia, com o padre Adenir Ronchi. Logo após será servido um almoço com churrasco para os fiéis. A procissão é só à tarde, depois da santa missa, com o padre Lauro, que inicia às 15 horas.
Os fiéis vão às ruas para lembrar, além do nascimento de Nossa Senhora, que é celebrado em diferentes regiões do mundo, o dia em que a imagem de Nossa Senhora chegou na cidade e a construção da igreja que carrega o nome dela. As comemorações encerram com a Santa Missa, presidida pelo padre Mario, às 19 horas.
A chegada da padroeira
Segundo a história contada pelos fiéis, a imagem chegou na cidade em 1553, em um barco de espanhóis que vinham colonizar a região do Rio da Prata. Durante a viagem, os espanhóis passaram por uma forte tempestade e prometeram à Nossa Senhora que, caso sobrevivessem, iriam colocar sua imagem no primeiro porto onde parassem.
Continua depois da publicidade
Os viajantes pararam em São Francisco. Desde então, a santa recebeu o nome de Nossa Senhora da Graça, pela graça de os viajantes terem se salvado da tempestade, e virou padroeira.
Agenda
10 horas
Missa festiva, presidida por padre Adenir Ronchi, seguida de almoço festivo e churrasco.
15 horas
Santa missa, com padre Lauro, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas São Francisco do Sul.
19 horas
Santa Missa, com padre Mario.