A Prefeitura de São Francisco do Sul começou, nesta quarta-feira (5), a ofertar medicamentos para os moradores positivados para Covid-19. Dentre os medicamentos estão Ivermectina, Azitromicina, Paracetamol e Prednisolona.
Continua depois da publicidade
> Protocolo com cloroquina e ivermectina é “imprudente e irresponsável”, dizem pesquisadores da UFSC
Conforme a Prefeitura do município, as medicações têm como intuito impedir a replicação do vírus dentro do organismo na fase inicial e vão ser disponibilizadas apenas para os pacientes positivos que apresentarem sintomas leves. Em casos mais graves, o tratamento dos pacientes é diferenciado.
A prefeitura explica que, após a consulta e a realização do exame nos Centros de Triagem do município, no Terminal Valter Gama Lobo e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Enseada, o morador poderá optar pelo tratamento e sair do local já com os medicamentos em mãos, após avaliação médica e adaptação para tratamento específico e mais adequado para cada paciente.
> De cloroquina à ivermectina, vários medicamentos estão em teste contra o coronavírus
Continua depois da publicidade
Avaliação dos medicamentos
O órgão municipal informou que as medicações foram discutidas e avaliadas pela equipe técnica responsável pelo Protocolo Adaptado de Tratamento Pré-Hospitalar Covid-19, composta pelo vice-prefeito e médico Walmor Berretta Júnior e pelos médicos Lizabel Baniski, Carlos Eduardo Id e Luiz Henrique Palma.
Foram realizadas reuniões para discussão e avaliação dos medicamentos. Além das medicações citadas, que serão entregues para o paciente conforme avaliação médica, ele poderá optar também pelo tratamento com a Cloroquina. Os pacientes poderão sair com uma receita em mãos para fazer o medicamento de forma manipulada.
> Hidroxicloroquina não tem eficácia contra Covid-19, diz maior estudo brasileiro sobre a droga
No entanto, órgãos de saúde como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não reconhecem o coquetel para o tratamento da covid-19. Em Santa Catarina, diante de outras situações semelhantes, entidades médicas se manifestaram contrárias ao uso dos medicamentos.
Prefeito e vice defendem ideia
Para o vice-prefeito, esta é mais uma forma de cuidar da população.
Continua depois da publicidade
– Realizamos diversas reuniões com a equipe técnica para adaptar o protocolo e encontrar a melhor forma de cuidar da comunidade francisquense, amparados pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Regional. Analisamos medicamentos, dosagens e demais necessidades nesse combate ao coronavírus. É uma opção, pois ainda não há consenso mundial. Os medicamentos serão entregues para os pacientes positivos para Covid-19, àqueles que passarem pelos Centros de Triagem do município – afirma.
De acordo com o prefeito Renato Gama Lobo, a Prefeitura vem realizando diversas ações para minimizar o aumento da curva de Covid-19.
– Ampliamos os horários de atendimento no nosso centro de triagem, o número de leitos no hospital e agora vamos iniciar a distribuição dos medicamentos. Estamos fazendo a nossa parte no combate à Covid-19 e precisamos também, sempre, da colaboração da população para continuarmos nessa luta – considera.
Continua depois da publicidade