Foi na infância que o artista Humberto Soares teve o primeiro contato com as histórias de São Francisco de Assis, apresentadas pela avó. E hoje é pela paixão em comum que o joinvilense as leva ao palco. O olhar sensível para a natureza, marca do seu trabalho artístico, é personificado no santo tema do espetáculo Fratello Francesco, que será apresentado nesta sexta-feira no Galpão de Teatro da Ajote, em Joinville.
Continua depois da publicidade
Presente durante anos nas contações de histórias de Soares, os contos sobre São Francisco do Assis ganharam a direção de cena de Hélio Muniz, a sua interpretação ao lado de Silvia Regina Vieira (Cia. Canto do Povo) e músicas de Afonso Vieira. O texto da peça surge da costura de contos populares com trechos de Cecília Meireles e Fernando Pessoa. Embora passeie pela vida de Assis, a produção não tem cunho biográfico nem religioso.
– A intenção é mostrar o amor que ele tinha pela natureza – pontua Soares, que confeccionou cenário e figurinos com elementos da própria natureza; até os animais são criados a partir de folhas e galhos entrelaçados.
:: Leia mais notícias de cultura e variedades ::
Continua depois da publicidade
O santo italiano, nascido em 1182, renunciou à vida confortável para se dedicar à religião. Tornou-se frade e durante boa parte da vida ajudou pobres e doentes. Também é considerado patrono dos animais e do meio ambiente.
Sete das oito canções de Fratello Francesco são inéditas e escritas por Afonso Vieira com base nos contos sugeridos por Soares. Elas são executadas em cena pelo autor e pelo percursionista Rômulo Boettcher.
Este é o primeiro grande espetáculo da Pequeninus Produções Artísticas, formada também por Alex Nascimento. Atualmente, o grupo trabalha ainda na montagem de um teatro de bonecos com patrocínio do Sistema Municipal de Apoio à Cultura (Simdec).
Continua depois da publicidade
Agende-se
O quê: espetáculo Fratello Francesco
Quando: sexta, às 20h30
Onde: Galpão de Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica, em Joinville (Rua 15 de Novembro, 1.383)
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Vendas antecipadas pelo enjoyevents.com.br e no Restaurante Capitão Space (Av. Marquês de Olinda, s/n, Santo Antônio, Joinville). A bilheteria do teatro abre uma hora antes do espetáculo