Começou na última terça-feira, em São Bento do Sul, a Móvel Brasil 2013, evento voltado aos profissionais do segmento. Até sexta-feira, o Centro de Eventos Promosul abre das 13 às 20 horas, onde 130 expositores apresentam ao mercado móveis e objetos de decoração.

Continua depois da publicidade

Esta é a nona edição do evento, e a expectativa da organização é de que 15 mil visitantes passem pelo local durante os quatro dias – na última edição, 11 mil visitantes estiveram na feira.

Os expositores são, na maioria, do Planalto Norte do Estado, mas há também empresas de outras regiões de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As micro e pequenas empresas vão ficar em uma estrutura móvel, instalada na área externa do pavilhão. São 17 participantes do Projeto Nova Economia, do Sebrae do Estado. Assim, a área total de exposição foi ampliada para 10,2 mil m².

Continua depois da publicidade

Outra novidade é a melhoria na infraestrutura do Centro de Eventos Promosul. Foram instalados um elevador para facilitar o acesso ao piso superior e uma passarela que liga o pavilhão ao local onde estão o restaurante e o café colonial. Já os terminais de autoatendimento agilizam o check-in e permitem a localização rápida dos expositores.

Segundo o presidente da comissão organizadora, o polo moveleiro do Planalto Norte voltou a obter reconhecimento nacional pelo design e pelo alto padrão de qualidade de seus produtos.

– A Móvel Brasil mostrará esses diferenciais ao mercado, que terá aqui a oportunidade de realizar negócios eficientes e saudáveis -, acrescenta Daniel Lutz.

Continua depois da publicidade

Segundo levantamento do sindicato do setor, há 411 indústrias de madeira e móveis atuando em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Hoje, são 9,2 mil trabalhadores diretos nessas empresas. A exportação deve continuar ocupando parte da produção, mas o perfil mudou nos últimos anos e deve fortalecer ainda mais o mercado nacional.