O prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini (PSDB), decretou estado de emergência no município devido aos estragos causados pelas fortes chuvas no sábado (26) e na madrugada deste domingo (27). Em vídeo, Tomazini informou que está atuando junto à Defesa Civil do município.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A decisão pelo decreto de emergência foi tomada em reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC). Segundo Tomazini, foram registrados 168 milímetros de chuva em 24 horas, o que seria equivalente a um mês inteiro de chuvas.

Em nota, a prefeitura informa que haverá uma nova reunião no início da tarde deste domingo para traçar ações emergenciais na cidade. A cidade já registrou ocorrências como deslizamentos, queda de muro e danos a residências.

Entre os principais pontos afetados com alagamentos e deslizamentos estão bairros como Cruzeiro, Centenário, Serra Alta, Rio Vermelho Estação e a localidade de Rio Natal.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que na manhã deste domingo (27), a Defesa Civil emitiu um alerta máximo para deslizamentos em cidades de Santa Catarina e também atualizou o alerta sobre chuvas estendendo a previsão para até as 23h59min de terça-feira (29). Em regiões como o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, o acumulado de chuva em 24 horas pode ficar entre 60 e 100 milímetros. A chuva persistente no Estado decorre do deslocamento da umidade do mar para o continente, que é reforçado por um sistema de baixa pressão.

Prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini (PSDB), assinando decreto de estado de emergência no município

Abastecimento de água comprometido

O abastecimento de água em bairros de São Bento do Sul também foi comprometido devido às fortes chuvas. Segundo a prefeitura, houve um rompimento da rede de distribuição de água da Secretaria Executiva de Saneamento (Samae).

Em nota, o diretor-presidente da autarquia, Osvalcir Peters, pediu compreensão à comunidade por conta do alto número de problemas causados pelas chuvas e disse que os atendimentos são feitos “conforme a disponibilidade das equipes”.

Confira nota da prefeitura de São Bento do Sul na íntegra

Na manhã deste domingo (27), o prefeito Antonio Tomazini assinou decreto de situação de emergência em São Bento do Sul, em decorrência das fortes chuvas que castigaram o município especialmente entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo. Conforme dados divulgados pela Defesa Civil, em apenas 24 horas choveu 168 milímetros na cidade, o equivalente a um mês inteiro de chuvas.

Continua depois da publicidade

A decisão pelo decreto de emergência foi tomada em reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC). No encontro foram mapeados os locais atingidos para avaliar a situação em decorrência das fortes chuvas que castigaram São Bento do Sul.

O GRAC conta com representantes da Defesa Civil municipal e estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Celesc, Samae, secretariado da Administração Municipal e também do prefeito Antonio Tomazini e do vice-prefeito, Tirso Hümmelgen. Uma nova reunião será realizada no início da tarde deste domingo, para traçar algumas ações emergenciais na cidade.

A Defesa Civil pede atenção da população, especialmente porque a previsão ainda aponta possibilidade de mais chuvas entre este domingo e a segunda-feira. Entre os principais pontos afetados com alagamentos e deslizamentos estão bairros como Cruzeiro, Centenário, Serra Alta, Rio Vermelho Estação e a localidade de Rio Natal.

Há ainda diversos pontos da cidade com o fornecimento de água suspenso devido aos rompimentos da rede. O Samae já trabalha para tentar normalizar a situação. Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC tem alerta para chuva intensa, rajadas de vento, deslizamentos e alagamentos

Chuva intensa em Joinville alaga ruas e suspende atrações de Natal