A prefeitura de São Bento do Sul anunciou que não seguirá a recomendação do Estado para priorizar a vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores da indústria. Em nota divulgada nesta segunda-feira (5), o município informou que manterá a aplicação de doses pela faixa etária.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A decisão foi tomada em reunião entre a Secretaria Municipal da Saúde, a Associação Empresarial (Acisbs) e o Sindicato da Indústria, da Construção Civil e do Mobiliário (Sindusmobil). Em comum acordo, foi decidido não seguir a nota técnica 32, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde.
A nota ressalta que os municípios devem destinar 30% das doses enviadas nesta segunda-feira para a vacinação dos trabalhadores industriais e 70% para a continuidade da população em geral seguindo os critérios de faixa etária.
Foram enviadas para o município 3.238 doses, conforme o cronograma do Estado. Segundo nota da prefeitura, cerca de 900 doses poderiam ser destinadas aos trabalhadores da indústria, mas isso não impactaria de forma significativa esse grupo prioritário.
Continua depois da publicidade
Segundo a secretária de saúde de São Bento do Sul, Carmen Binotto, a vacinação no município segue em ritmo intenso e a previsão é de que até o fim de agosto todas as faixas etárias até 18 anos devem estar vacinadas.
> SC começa a vacinar trabalhadores da indústria e distribui mais doses aos municípios
Dive diz que municípios têm que seguir regras pactuadas com Estado
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que os municípios devem seguir as regras pactuadas com o governo do Estado. As definições estão presentes na Deliberação 097, de 1º de julho, da Comissão Integestores Bipartite. O documento aponta, entre outras, que:
– A partir do total de doses recebidas a cada remessa, os municípios deverão organizar a vacinação dos trabalhadores industriais, além de continuar a vacinação da população em geral por faixa etária e dos demais grupos prioritários que por ventura não foram vacinados até o momento.
> SC faz alerta aos municípios sobre retirada das vacinas contra Covid
A comissão bipartite é formada por membros da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosemsc). Segundo a Dive, os envolvidos concordaram nas deliberações para começar a vacinação dos trabalhadores da indústria.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, se for identificado algum município que esteja descumprindo a deliberação, o órgão acionará o Cosemsc.
Leia também:
SC antecipa vacinação da Covid-19; veja quando você será imunizado
Secretário faz alerta em meio à euforia por novo calendário de vacinação contra Covid em SC
Anvisa propõe suspender uso de vacinas da Janssen e AstraZeneca para grávidas