Acabou a ansiedade. Depois de 20 dias de espera, Santos e Corinthians entrarão em campo, nesta quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro, no jogo de ida pelas semifinais de Copa Libertadores. Enquanto os donos da casa correm atrás do seu quarto título, o time do Parque São Jorge só pensa em trazer a taça inédita para a Fiel. Quem levará a melhor?

Continua depois da publicidade

O grande assunto e principal esperança do Peixe nesses últimos dias é a possível presença do meio Paulo Henrique Ganso, em fase final de recuperação de artroscopia realizada no joelho direito. O meia retornou aos treinos no último sábado e deve ser escalado para o duelo frente ao rival. Além de Ganso, outras novidades geram confiança ao técnico Muricy Ramalho para os primeiros 90 minutos da semifinal. O atacante Neymar e o goleiro Rafael, que serviram a Seleção Brasileira, retornam à equipe, além do volante Arouca e o centroavante Borges, recuperados de lesão muscular.

O capitão Edu Dracena, volante Adriano, lateral-esquerdo Juan e o meia Elano, poupados do San-São do último domingo, no Morumbi, também retornam à equipe titular do técnico Muricy Ramalho neste meio de semana. Diante da equipe do Parque São Jorge, o Peixe tenta pôr fim a uma série de três resultados sem vitória. Nas últimas três rodadas, empate com o Sport, Fluminense e derrota para o São Paulo, pela segunda, terceira e quarta rodada do Brasileirão, respectivamente.

O capitão Edu Dracena, que marcou na semifinal da Libertadores do ano passado, na vitória sobre o Cerro Porteño por 1 a 0, espera um duelo acirrado diante do rival do Parque São Jorge e dá a receita ideal para se aproximar da final: vencer e não tomar gol.

– O atual campeão brasileiro e o atual campeão da Libertadores vão estar frente a frente, serão dois ótimos jogos. Seria muito importante ganhar e não tomar gol em casa – disse o zagueiro alvinegro.

Continua depois da publicidade

Se o meia Paulo Henrique Ganso estiver à disposição, o técnico Muricy contará apenas com um desfalque para esta decisão: o lateral direito Fucile, que se recupera de lesão no pé esquerdo. Santos e Corinthians já se enfrentaram por 35 vezes na Vila Belmiro em toda sua história. O Peixe leva uma boa vantagem: 20 vitórias, contra oito do Corinthians, tendo sete empates.

Pelos lados do Parque São Jorge o clima era de ‘tentar’ fazer mistério. Em sua última entrevista coletiva, o técnico Tite até tentou confundir a cabeça de Muricy Ramalho, mas, ao final da conversa com os jornalistas, acabou deixando no ar que não irá fazer grandes alterações no time.

Para manter viva a esperança de chegar em sua primeira final da competição, o Timão vai sem centroavante para a Vila Belmiro. Sem uma referência, a aposta é na movimentação de Jorge Henrique e Emerson Sheik, e claro, na defesa alvinegra, melhor da América com apenas dois gols sofridos. Se não sofrer gols, os corintianos voltam vivos para decidir o confronto no Pacaembu.

Apesar de ter ficado fora dos últimos treinos, Paulinho vai para o jogo. O volante artilheiro está mais que confirmado e é uma das apostas do comandante para o clássico.

Continua depois da publicidade

Grande preocupação, Neymar não terá marcação individual neste duelo. Isso é o que garante Tite.

– Seria muito cômodo da minha parte, muito covarde, pedir para um atleta marcar o Neymar e sair de toda nossa organização. O objetivo é fazer gol e chegar na frente – ressaltou.

FICHA TÉCNICA

SANTOS X CORINTHIANS

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data/Hora: 13/06/2012 – 21h50min

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Assistentes: Dibert Pedrosa (SC) e Roberto Braatrz (PR)

SANTOS: Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e Ganso (Borges); Neymar e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson Sheik. Técnico: Tite