De um lado Neymar, Ganso e Borges. Do outro Messi, Xavi e Iniesta. O drible, o improviso e a genialidade brasileira colocados frente a frente contra a escola catalã, de futebol bem jogado, toque de bola e técnica refinada. O esperado confronto entre Santos e Barcelona, tido por muitos como o “jogo do século”, finalmente acontecerá. Neste domingo, às 8h30min (horário de Brasília), os dois melhores times de 2011 em seus continentes disputam o posto de melhor time do mundo, no Nissan Stadium, em Yokohama, Japão.
Continua depois da publicidade
Depois de 48 anos de espera, o Santos volta a uma final de Mundial de Clubes. Campeão em 1962 e 1963, com o esquadrão de Pelé e companhia, o clube da Vila Belmiro tenta o tricampeonato. Contando com uma virtuosa geração de jogadores, o Santos aposta todas as suas fichas na genialidade de Neymar para superar o poderoso time espanhol.
A questão, contudo, não é só como furar a defesa do Barça, mas principalmente como deter os catalães. Com tantos talentos individuais do outro lado, o técnico Muricy Ramalho promete não marcar homem a homem, mas sim por zona. Além disso, os santistas prometem não se retrancar e também atacar o adversário.
– Não podemos perder a alegria do drible do Neymar, a chegada do Borges, o avanço dos volantes, senão perderemos. São 11 contra 11 – comenta o lateral-esquerdo Léo.
O ala, inclusive, é uma das dúvidas de Muricy. Titular durante a maior parte do ano, o jogador perdeu a posição na reta final do Brasileirão, quando se machucou. Durval foi escolhido para, improvisado, atuar pela esquerda, e o zagueiro Bruno Rodrigo entrou no time. Porém, o setor mostrou deficiência na semifinal do Mundial, contra o Kashiwa, abrindo possibilidade para a volta de Léo.
Continua depois da publicidade
Já o Barcelona, visto como melhor time do mundo, chega na final do Mundial de Clubes com a responsabilidade de confirmar a condição de número um. A lesão do atacante David Villa pode ser uma perda técnica, mas o grupo se uniu para levar o título e dedicar ao companheiro.
Os jogadores já provaram que quando se unem por um objetivo, é difícil sair derrotado. O caso mais recente foi o de Abidal. O lateral teve câncer na temporada passada. O time se voltou para o título, viu o francês voltar aos campos, e ainda homenageou o jogador deixando-o levantar a taça da Liga dos Campeões, torneio que levou o Barça ao Mundial.
Para este jogo, Guardiola deve levar uma escalação semelhante à da vitória contra o Real Madrid, sábado passado, pelo Campeonato Espanhol. Busquets, Xavi e Iniesta formando o meio-campo, com Fábregas, Messi e Sánchez no ataque. O chileno, aliás, ainda é dúvida para o jogo. Ele sentiu dores musculares e teve que ser substituído na semifinal contra o Al-Sadd. Na ocasião, entrou o jovem Cuenca, mas para o duelo com o Santos, Pedro deve ser o nome mais provável, pela experiência em jogos importantes.
Independentemente das escalações, a certeza é de bom jogo. Para o Santos vale a realização de um sonho que já dura 48 anos. Para os culés é a chance de faturar o segundo título mundial.
Continua depois da publicidade
SANTOS X BARCELONA
Data: 18/12/2011
Local: Nissan Stadium, em Yokohama (Japão)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Auxiliares: Abdukhamidullo Rasulov e Bakhadyr Kochkarov Quirguistão
Escalações:
Santos: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo (Léo), Durval; Arouca, Henrique, Elano, Ganso; Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta, Fàbregas; Messi e Pedro. Técnico: Pep Guardiola.
Como acompanhar:
A Rádio Gaúcha abre a jornada a partir das 8h05min. A RBS TV, o Sportv e o Sportv HD transmitem a partida ao vivo.