O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Rick Santorum, conservador e católico próximo à Opus Dei, venceu neste sábado o caucus de Kansas (centro), informaram as autoridades, apesar de Mitt Romney continuar liderando a corrida no nível nacional.
Continua depois da publicidade
– Felicito Rick Santorum por vencer o caucus de Kansas. Também agradeço a todos nossos candidatos por sua dedicação para terminar com o mandato falido (do presidente) Barack Obama – disse em um comunicado Reince Priebus, presidente do Comitê Nacional Republicano.
Com 63% dos votos contabilizados após o encerramento da votação, o ex-senador da Pennsylvânia (nordeste) Santorum liderava amplamente com mais de 53%, contra 17% para Romney, 16% para o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, e 13% para o congressista Ron Paul.
– Estamos muito emocionados. Acredito que isso mostra que o Kansas é a pedra angular dos verdadeiros conservadores dos Estados Unidos – disse à AFP Brandon Rubkin, diretor de campanha de Santorum no Kansas.
Continua depois da publicidade
Apesar da vitória de Santorum, Romney tem a vantagem no nível nacional, e ainda não foi definido de forma definitiva o candidato republicano que disputará a Casa Branca com Obama nas eleições de novembro. Nem o moderado Mitt Romney, mórmon, que lidera até agora a corrida presidencial republicana, nem Newt Gingrich fizeram campanha no Kansas, preferindo centrar-se em Mississippi e Alabama (sul), onde as primárias ocorrerão na próxima terça-feira.
Estes dois estados aportarão 90 delegados, algo mais interessante que os 40 delegados do Kansas. Também nesta terça-feira o Havaí organiza seu caucus, que conta com uma cota de 20 delegados.
Lora Coix, uma das responsáveis do Partido Republicano no condado de Sedgwick, Kansas, afirmou que por ser o coração conservador dos Estados Unidos “muitos eleitores conservadores” votariam nesse estado.
Continua depois da publicidade
No entanto, em Mississippi e Alabama, localizados no chamado “cinturão bíblico”, onde a religião e a política dão as mãos, Santorum poderá alçar-se como vencedor, segundo Charles Franklin, professor da faculdade de direito da Universidade Marquette, em Wisconsin (norte).
– O fato de que Santorum seja muito conservador em matéria social joga a seu favor com os eleitores do ‘Velho Sul’ – disse Franklin à AFP.
Feroz opositor do aborto e do casamento gay, Santorum já venceu em Tennessee, outro estado do sul, durante a “Super Terça”. No entanto, “se alguém olhar o estilo dos candidatos, Newt Gingrich por sua longa história no sul é mais atraente que Santorum e seu estilo de ‘homem do norte’ dos Estados Unidos”, argumentou Franklin.
Continua depois da publicidade