Logo que se chega em Santo Antônio de Lisboa, o visitante é convidado para uma imersão na cultura açoriana. A arquitetura de uma das primeiras comunidades fundadas pelos imigrantes, que trocaram as ilhas do Atlântico Norte pela Ilha de Santa Catarina, na parte Sul do Oceano, servem de moldura para ruas estreitas e restaurantes de gastronomia típicos.

Continua depois da publicidade

As casas foram construídas bem próximas umas das outras, com paredes grossas e portas logo sobre a calçada estreita. Coloridas em tons de amarelos, alaranjados e azul e com telhas de barro. Cada uma delas abriga casas de artesanatos, restaurantes ou antigos moradores.

O mar de Santo Antônio de Lisboa não é o melhor para banho. A praia de águas calmas e areia acinzentada em alguns pontos. Mas o local recebe um dos mais belos por do sol da Ilha de Santa Catarina. Da enseada, repleta de pequenos barcos pesqueiros o Sol se põem por trás do morros do outro lado da Baía Norte, enquanto é possível ver as luzes da Ponte Hercílio Luz ascenderem mais ao Sul.

A cultura popular também está presente no bairro, com manifestações do folclore catarinense como Boi-de-Mamão, Maricota, Bernunça, Pau de Fita e Cacumbi, que são vistas com frequência em festas juninas, festas no bairro e no Carnaval – quando o tradicional bloco “Baiacú de Alguém” ganha as ruas de Santo Antônio.

Continua depois da publicidade

Os restaurantes da região também são uma bela pedida para um jantar. Vá preparado para preços um pouco salgados, condizentes com a qualidade da comida e o charme do local. Destaque para os restaurantes Chão Batido, Cantina Sangiovese, Rosso Restro, Bate Ponto, Açores e Vila do Porto.

Como chegar

De carro: partindo do Centro, siga pela Beira-Mar Norte até as proximidades do elevado do CIC e entre à esquerda na Av. da Saudade. De lá, siga pela SC-401 até Santo Antônio.

De ônibus: no terminal do Centro (Ticen), pegue as linhas Santo Antônio (331), Santo Antônio-direto (310) ou Santo Antônio via Beira Mar (332) – esta é a que oferece mais horários durante todo o dia, e para também no Terminal da Trindade (Titri). Outra opção são as linhas Canasvieiras (Canasvieiras – Trindade ou Canasvieiras via Mauro Ramos), que também passam pelo Terminal de Santo Antônio de Lisboa (Tisan). Só não pegue o Canasvieiras Direto, que vai sem parar até o terminal de Canasvieiras (Tican).

Continua depois da publicidade