A prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz decretou nesta quarta-feira (13) situação de emergências após as chuvas que atingiram o município nos últimos dias. O fenômeno causou alagamentos e deslizamentos em vários pontos da cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Segundo o prefeito Ricardo Costa, que está acompanhando a situação, o objetivo é manter a segurança dos moradores e monitorar as chances de novas ocorrências.
— Nossa prioridade é atender nossos cidadãos, e conseguirmos deixar todos em segurança. Estamos desde segunda com nossas equipes na rua, e hoje cedo montamos o decreto que declara situação de emergência — reforça.
De acordo com a Defesa Civil municipal, até o momento, 35 unidades ficaram sem energia elétrica e três famílias foram realocadas. O ponto mais crítico foi no bairro Sul do Rio, onde houve alagamento. Equipes da prefeitura de Florianópolis e da Defesa Civil Estadual também estão na cidade, ajudando a monitorar a situação.
Continua depois da publicidade
Só nas últimas 24 horas, choveu 134,2 milímetros em Santo Amaro da Imperatriz, quantidade esperada para todo o mês. Isso causou estragos em alguns bairros e estradas foram interditadas.
Na noite de terça-feira (12), cerca de 100 famílias chegaram a ficar isoladas na cidade. As aulas da rede municipal e o transporte escolar em Santo Amaro foram suspensos. Duas casas chegaram a ser interditadas e houve deslizamento.
Os bairros mais atingidos foram Braço São João e Sul do Rio, no limite com Palhoça.
Leia também:
Até quando vai chover em SC e por que esse frio em pleno outubro?
La Niña deve causar novembro com pouca chuva em SC
Palhoça e Santo Amaro registram em um dia toda a chuva esperada para o mês, diz Epagri/Ciram