A Praia do Santinho, no Norte da Ilha de Santa Catarina, sedia neste final de semana, dias 28 e 29, a Copa Costão do Santinho de Surfe, válida pela segunda etapa do Circuito Catarinense de Surfe Amador. Um dos eventos mais tradicionais do estado, o 14º Campeonato Ingleses-Santinho marca os 24 anos da Associação de Surf Ingleses-Santinho (ASIS), a mais antiga da Ilha.
Continua depois da publicidade
– Nunca deixamos de realizar nosso campeonato, de movimentar o surfe ilhéu nos últimos 24 verões. Pelo evento, válido pelo estadual ou não, passaram grandes atletas catarinenses – diz o presidente da entidade, Reginaldo Ferreira.
O evento conta com as categorias open, júnior, mirim, inciantes, infantil, petiz, master, feminino e interna, destinada aos surfistas locais. Entre eles, destaque para Rodrigo Lins, Daniel Froner, Michel Cabral e Bernardo Fernandes.
Na open, William Cardoso, vice-campeão mundial júnior, chega ao evento como favorito. Ele venceu a etapa de abertura.
– Perdi o patrocínio e este é o ano de dar o gás. Quero correr o Brasileiro e também o Catarinense – declarou o surfista de 18 anos, que morou em Balneário Camboriú até ano passado e agora está em Joinville, onde treina diariamente na Prainha, de São Francisco do Sul, onde ocorreu a primeira etapa da temporada.
Continua depois da publicidade
Nas categorias júnior e mirim, Giancarlo Zampieri, que aprendeu a surfar na praia dos Ingleses, ao lado do Santinho, aparece como favorito neste início de temporada. Em São Chico, foi vice na júnior e campeão na mirim.