A praia do Santinho, no norte de Florianópolis, sedia neste final de semana, dias 6 e 7, a terceira e última etapa do Billabong Santa Catarina Surfing Games. A maior competição inter associações do país, que realizou as duas primeiras etapas em Imbituba e Barra do Sul, chega à reta final reunindo 16 equipes que disputam o título geral do evento. São 160 atletas divididos em oito categorias: petiz, infantil, iniciantes, mirim, júnior, feminino, universitário e open.

Continua depois da publicidade

Além da briga nas ondas, através do sistema implantado pela primeira vez este ano, o Fast Heat, com baterias de apenas 10 minutos e a determinação de três ondas a serem surfadas por cada atleta, sendo todas elas contabilizadas à nota final, os times também disputam nas areias, já que a melhor torcida ganha pontos que podem fazer diferença no somatório geral.

O início deste jogo de surfe é no sábado pela manhã, com a cerimônia das areias. Em um ato simbólico, cada chefe de equipe traz meio quilo de areia da praia de sua associação. As areias são misturadas e jogadas ao mar representando a união do esporte e dando início às baterias. As finais ocorrem no domingo e a grande favorita à Taça Marcos Bicudo é a Associação de Balneário Camboriú.

A ASBC, que definiu boas estratégias de jogo, faturou a primeira e a segunda etapa. Com 103 pontos somados, a equipe está na liderança do ranking e briga agora para garantir o título do circuito. Logo atrás vem a Associação do Campeche, com 97 pontos.

Continua depois da publicidade