Aos 62 anos, Argelindo Colsani é o responsável por zelar pelo tempero de um dos churrascos de igreja mais tradicionais de Blumenau. Desde 2003, ele faz parte da equipe que prepara os filés duplos que serão servidos nos três dias da festa da Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro Fortaleza.
Continua depois da publicidade
Entre esta sexta-feira e domingo, Argelindo estará lá, para mais uma edição. Ele se dedica exclusivamente a temperar. Nada de assar, isso é com outro pessoal. O ritual de tempero começa sexta-feira de manhã, com os preparativos iniciais.
Nos latões, Argelindo e os outros três membros da equipe de tempero, colocam os ingredientes. Para cada 30 kg de carne, dois litros de suco de limão. Depois um quilo de sal, pimenta a gosto, um copo pequeno de pimenta moída, um copo de mostrada escura, um copo de cachaça e a quantidade necessária de água para cobrir a carne no latão e deixá-la boiando.
Ao colocar os filés, tiras de cebola entre um pedaço e outro. Em cada latão, são colocados 200 filés. Por festa, tradicionalmente, são consumidos 1,1 mil de carne.
– A gente escuta bastante elogio durante a festa. Aprendi a fazer esse tempero com os mais velhos. Nós só começamos a fazer se o Mario Luciani (82 anos), que é o mais experiente, estiver entre nós – conta Argelindo.
Continua depois da publicidade
Serviço
Festa da Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro Fortaleza, entre sexta-feira e domingo. Serviço de churrasco com buffet na sexta-feira à noite, sábado ao meio-dia e à noite e domingo ao meio-dia. Os bilhetes custam R$ 20 e podem ser adquiridos no local. Além do churrasco, haverá binguinho e bingão na sexta, música ao vivo e missa sábado à noite e missa no domingo, às 9h30min. Os recursos da festa deste ano serão usados para concluir a reforma da igreja.