Há oito anos na função de cozinheiro do 23º Batalhão de Infantaria do Exército de Blumenau, o cabo Cesar Agustine, 26, é o responsável por coordenar e dar o toque final num dos eventos mais tradicionais da cidade: a Feijoada do 23º BI. Aos 18 anos, ele ajudava no corte dos ingredientes. Aprendeu com os colegas passo a passo do preparo até chegar ao posto de responsável pela feijoada, que neste ano será sábado, a partir das 11h. Em 2013, o evento completa 30 anos. A primeira feijoada foi feita em 1983, após a enchente que atingiu o Estado.
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo e saiba o que tem a feijoada do batalhão
Agustine revela quais são os 14 ingredientes e cinco acompanhamentos que encantam os blumenauenses. O que ele não conta, porém, é o modo de preparo e o segredo na hora de cozinhar:
– O nosso segredo passa de geração para geração e não posso dizer o modo de preparo – explica o cabo.
Nem mesmo a quantidade de cada alimento que vai nas 22 panelas ele conta. Esta será a última feijoada do batalhão que Agustine participará como militar. Em 2014, ele deixará a unidade e se dedicará à vida civil. Na memória, levará a lembrança de ter passado oito meses como cozinheiro na missão de paz do Exército no Haiti. Lá, Agustine fez as refeições para militares de 63 nações.
Continua depois da publicidade
Sábado, serão 250 kg de feijão e 1,5 mil kg de carne. A preparação começou segunda-feira, com o preparo dos ingredientes. Sábado de madrugada, às 4h, começa efetivamente a feijoada, com o fogo que aquece as panelas e o envolvimento dos 698 homens que trabalham atualmente no 23º BI. Atualmente, o batalhão é coordenado pelo tenente-coronel Mauro Fialho.
– Ano passado, vendemos 4 mil feijoadas. Com o dinheiro, compramos equipamentos para duas viaturas que o batalhão ganhou e ainda ajudamos alguns oficiais a tirar carteira de motorista na categoria D para dirigir os caminhões – ressalta Luciano.
Um projeto de música nas escolas está em andamento com recursos da feijoada. No próximo ano, o programa Pátria na Escola será colocado em prática com o dinheiro do evento para levar informações do exército e de patriotismo aos estudantes de Blumenau. A organização colocou 4,5 mil bilhetes da feijoada à venda em 2013. A recomendação é para que os interessados comprem antecipadamente. Ano passado, às 12h30min do dia do evento, já haviam acabado os ingressos.
Continua depois da publicidade
Serviço
Feijoada do Batalhão, sábado, das 11h às 16h, na sede do 23º BI, na Rua Amazonas, 3362. Ingressos antecipados no Madrugadão da Antônio da Veiga, na Loja Colcci do Neumarkt Shopping e na portaria do batalhão. Valor: R$ 20 para adultos e R$ 10 para crianças de até 10 anos.