Uma história e várias marcas. Muitas delas, femininas. Em homenagem ao Dia da Mulher, o Santa publicará uma série de reportagens especiais a partir desta sexta-feira. Até o dia 14 de março, a série Mulheres contará a caminhada de personagens femininas que marcaram a história de Blumenau. Ao todo, serão oito reportagens especiais. As personagens foram escolhidas com base em pesquisas bibliográficas e entrevistas com historiadores da região.
Continua depois da publicidade
As mulheres que marcaram a história de Blumenau passam por diferentes áreas, como saúde, artes plásticas, teatro, televisão, indústria têxtil, comunicação e imigração. As primeiras que têm as histórias estampadas na edição do Santa desta sexta são a mãe Roese e a filha Edith Gaertner e a religiosa Marta Elisabetha Kunzmann. Edith ficou conhecida pela carreira de atriz na Alemanha. Porém, antes de a filha se destacar como atriz, Roese decidiu que a pequena colônia Blumenau precisava de teatro, em 1870.
Ao lado do palco das mulheres Gaertner, as páginas do Santa são ilustradas com a história da religiosa alemã Schwester Marta, que era chamada de anjo branco e ajudou no parto de cerca de um quinto da população blumenauense no período em que esteve no Vale. Ela permaneceu no Bairro Garcia, em Blumenau, durante 25 anos e retornou à Alemanha em 1961, para cuidar da mãe.
Para que leitores e internautas também possam homenagear as mulheres, um mural de interatividade estará no ar no santa.com.br no período de publicação da série de reportagens. A partir desta sexta, internautas podem participar respondendo à pergunta Que mulher marcou sua história?. Os comentários e as homenagens ficarão disponíveis no mural online. Além disso, uma galeria de fotos das mulheres que marcaram a história de Blumenau poderá ser visualizada desta sexta a 14 de março no santa.com.br.
Continua depois da publicidade