Em cerca de 10 visitas, o Santa flagrou a venda e o consumo de drogas entre jovens, em pleno Centro de Blumenau. A movimentação ocorre a qualquer hora do dia. Em grupos, eles circulam todos os dias pelas carcaças abandonadas do Edifício América e o Biergarten. Quando acionada, a Polícia Militar vai ao local, mas horas depois tudo volta a funcionar como antes.
Continua depois da publicidade
>> Representantes do América comentam a situação
Em um dos flagras, no dia 8 de julho, um bando formado por nove jovens conversa sob uma das árvores da praça. Mais dois jovens de aproximadamente 16 anos se aproximam. Um rapaz e uma garota se separam do grupo e vão ao encontro dos recém-chegados. Outro deles também os segue. Ele retira um pacote branco do bolso da calça, separa um tablete de maconha e o entrega a um dos dois rapazes que chegaram por último. Em troca, recebe uma cédula de dinheiro e o grupo se desfaz. O encontro, durante a tarde, leva um minuto e meio.
Confira o vídeo abaixo que mostra a situação do América:
Continua depois da publicidade
O próprio América, abandonado há seis anos, é também parte deste território frequentado pelos usuários de drogas. Mas tem também os que sobem o prédio em busca dos melhores ângulos para se fotografar aproveitando ao fundo a vista panorâmica da cidade, do rio Itajaí-Açu e do pôr do sol.
Uns vão para namorar (de janelas vizinhas, casais já foram flagrados no prédio transando à luz do dia), outros abandonam as mochilas e sentam-se em roda na cobertura do prédio de 10 andares.
Sem qualquer proteção, chegam muito perto da beira do edifício apoiando-se apenas em pontas de ferros carcomidos; uma adolescente inclusive chega a se sentar na beirada da cobertura. A aproximadamente 30 metros de altura, balança as pernas como se estivesse sentada num banco.
– Se vê cada coisa que até Deus duvida – denuncia um homem que não se identifica por medo de retaliação.
Continua depois da publicidade
A reportagem completa estará na edição impressa do Santa de fim de semana e no santa.com.br.