Pela primeira vez na história, uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike será disputada na América do Sul e o Brasil foi o país escolhido para receber a competição mais importante da modalidade olímpica. Nos dias 2 e 3 de julho de 2005, o Balneário Camboriú, em Santa Catarina, terá a oportunidade de ver de perto alguns dos maiores especialistas do mundo.

Continua depois da publicidade

O evento, a ser disputado no Parque Unipraias, vai reunir cerca de 500 atletas de mais de 20 países nas categorias Down Hill, Cross Country e Four X. As outras etapas do Mundial são na América do Norte e na Europa. A prova terá a supervisão da União Internacional de Ciclismo (UCI).

A apresentação da competição ocorreu na terça, dia 26, em São Paulo, e contou com a presença do presidente da Federação Catarinense de Ciclismo e diretor geral da etapa brasileira da Copa do Mundo, João Carlos Andrade, do diretor de Marketing e Comércio do Parque Unipraia, Cimélio Nicolau Meira, do presidente da Santur, Jorge Nicolau, e do biker Márcio Ravelli, nove vezes campeão brasileiro na categoria Cross Country.

– A Copa do Mundo vai ajudar a mostrar o potencial do Brasil para o resto do mundo. Há três anos formatamos esse projeto. Apresentamos nossa candidatura e a UCI nos passou um caderno de encargos, o que é padrão. Todos as exigências foram cumpridas. Posso dizer que esse trabalho só foi possível com o apoio de todos os atletas. Temos de compartilhar com eles esta conquista – disse João Carlos Andrade.

Além de Márcio Ravelli, outro destaque entre os brasileiros os destaques é Markolf Erasmus Berchtold, 10º colocado do Down Hill ranking mundial da UCI, e vencedor do DH Cup El Mercurio, realizada no Chile, quando superou, entre outros, o campeão mundial de Down Hill, Fabien Barel. Markolf desembarcou nesta terça em São Paulo, mas o vôo atrasou e ele não pôde comparecer à apresentação, como estava programado.

Continua depois da publicidade

– Sempre quis disputar a Copa do Mundo no Brasil. É um sonho que virou realidade. O esporte vai crescer com certeza no País. Quanto à competição, gosto de ter o apoio do público e não me sinto sob pressão nesta situação. Para a alegria geral, no Down Hill, se fosse apostar as minhas fichas na etapa brasileira, colocaria todas no Markolf – disse Márcio Ravelli.

Além de reunir os mais importantes nomes do esporte em todo o mundo, o evento vai contar com uma estrutura de aproximadamente 300 pessoas e mais de 500 convidados e jornalistas de vários países.

O Mountain Bike é dividido nas categorias Down Hill (descida de montanha), Cross Country (circuito formado por trilhas e estradas interioranas com percurso mínimo de 6km) e Four X (descida em circuito curto de aproximadamente 300 metros com baterias de quatro ciclistas).