Um novo lote com 34,5 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus deve chegar a Santa Catarina até a próxima quarta-feira (29), conforme calendário de distribuição do Ministério da Saúde. Os exames – quase 1 milhão – serão enviados “nos próximos dias” para todos os estados brasileiros, divulgou o ministro Nelson Teich em suas redes sociais neste sábado (25).
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Esse tipo de teste permite uma detecção rápida da Covid-19. Não são necessários mais do que 20 minutos para ter um diagnóstico após a retirada de uma única gota de sangue do paciente.
No entanto, a recomendação do Ministério da Saúde é realizar uma contraprova depois de sete dias da primeira testagem, caso o resultado seja negativo, já que o resultado é considerado mais eficiente depois de sete dias de contaminação.
Coronavírus: SC chega a 48 horas sem registro de mortes, diz governo; número de casos é de 1.235
Continua depois da publicidade
A nova remessa é considerada pelo ministro da Saúde como “fundamental para respostas mais assertivas ao Covid-19”. Em Santa Catarina, será a quarta entrega de testes rápidos desde o início da pandemia no Brasil. O primeiro lote estava previsto para última semana de março, quando os estoques foram esvaziados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), no entanto, chegou uma semana depois, quando o Estado recebeu 16 mil exames.
Quase 1 milhão de testes rápidos seguem nos próximos dias para os estados, o que será fundamental para respostas mais assertivas ao Covid-19. Ação em parceira do @MInfraestrutura @DefesaGovBr e @PRFBrasil na logística de entrega.
— Nelson Teich (@TeichNelson) April 25, 2020
Além dos exames realizados pelo Estado, os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu adquiriram lotes de testes rápidos para o enfrentamento da doença. A Capital é a cidade com número mais alto de infectados pelo vírus e coleta amostras para diagnósticos diariamente no aeroporto, em terminais de ônibus e de pessoas consideradas suspeitas pela doença. O último balanço da prefeitura revelou que 60 pessoas deram positivo para a doença.