Desde janeiro deste ano, pelo menos 19 ataques a bancos foram registrados na nova investida de assaltantes em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O que chama a atenção é o armamento pesado e a violência utilizados por quadrilhas. Elas agiram principalmente no Norte e Sul do Estado.
A Polícia Civil investiga quadrilhas distintas e diz que uma delas pode ser do Paraná. Confira os crimes:
Morro da Fumaça e Sangão
Bandidos utilizaram dinamites para explodir caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil em Morro da Fumaça, terça-feira de madrugada. Simultaneamente, outro grupo explodiu um caixa eletrônico de uma agência do Banco Bradesco, em Sangão.
Continua depois da publicidade
Seara
A agência do Banco do Brasil de Seara, no Oeste catarinense, foi alvo por volta das 3h40min de terça-feira por homens equipados com explosivos. Na fuga dos criminosos, houve troca de tiros com a Polícia Militar (PM), que montou uma barreira, e um policial foi atingido por um disparo sobre o colete balístico, sem gravidade. Ninguém foi preso.
São Bento do Sul
Seis bandidos explodiram dois caixas eletrônicos que ficavam dentro da empresa Cerâmicas Oxford, em São Bento do Sul, no dia 30 de abril. Outros três homens chegaram em uma das portarias da empresa, renderam o segurança e o levaram até a rua, onde ficaram dando cobertura aos outros que praticaram a ação. No dia seguinte um caixa foi explodido em um posto de combustíveis.
Blumenau
Cerca de R$ 63 mil foram levados de dois caixas eletrônicos do banco Santander, localizados no Hospital Santa Isabel, na Rua Floriano Peixoto, Centro de Blumenau, no dia 28 de abril. O local teria sido arrombado com uma furadeira.
Campo Alegre
No dia 24 de abril, bandidos assaltaram uma agência do Banco do Brasil em Campo Alegre, no Planalto Norte. Encurralados dentro da base da PM, três policiais não puderam sequer esboçar reação. Do lado de fora, ao menos cinco assaltantes armados de fuzis atingiram a unidade com pelo menos 54 tiros. Os bandidos explodiram os caixas eletrônicos.
Continua depois da publicidade
Pedras Grandes
Na madrugada de 22 de abril, um grupo de quatro homens arrombou uma agência bancária de Pedras Grandes, no Sul do Estado, e explodiu um caixa eletrônico por volta das 3h. Os bandidos teriam fugido do local de carro, em direção a Orleans.
Navegantes
Bandidos explodiram um caixa eletrônico na madrugada de 9 de abril em Navegantes. A explosão ocorreu por volta das 4h, na Caixa Econômica Federal que fica anexa a um posto, no Centro.
Santa Cecília
Uma agência do Banco do Brasil na cidade de Santa Cecília, na Serra catarinense, foi alvo de criminosos que explodiram o caixa eletrônico e o cofre do estabelecimento na madrugada de 1º de abril. Segundo a PM, os policiais chegaram à agência à pé e munidos de uma pistola cada um. Mas não confrontaram os assaltantes, que estavam armados com fuzis e dirigiam dois carros furtados no Paraná.
Rio Fortuna
Em 31 de março, o alvo foi Rio Fortuna. Dois caixas eletrônicos da única agência do Banco do Brasil do município foram explodidos, enquanto em frente à delegacia foi ateado fogo em um automóvel.
Continua depois da publicidade
Cocal do Sul
No dia 9 de março, cinco criminosos invadiram uma empresa de Cocal do Sul, renderam dois vigilantes de segurança e uma funcionária e, em seguida, explodiram dois caixas eletrônicos, do Banco do Brasil e do HSBC.
Balneário Camboriú
No dia 1º de março, criminosos explodiram um caixa eletrônico em Balneário Camboriú. Na fuga, os bandidos trocaram tiros com a Polícia Militar e uma viatura foi metralhada. A PM informou ainda que foi necessária ajuda do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) para retirar um explosivo que ficou no local.
Joinville
Pelo menos três caixas eletrônicos de uma agência bancária do Banco Bradesco foram destruídos com explosivos em 26 de fevereiro em Joinville. O arrombamento aconteceu na agência da rua Iririú, em frente ao terminal de ônibus.
São Francisco do Sul
Um arrombamento a caixa eletrônico acabou com um homem morto e quatro feridos na madrugada de 27 de fevereiro em São Francisco do Sul, quando cinco homens arrombaram um caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil no Centro da cidade e se acidentou na fuga.
Continua depois da publicidade
José Boiteux
Dois homens com uma pistola calibre 12 e uma marreta, assaltaram na manhã de 2 de fevereiro a agência do Banco do Brasil em José Boiteux. A dupla invadiu o local por volta das 10h45min, quebrou uma das portas e fugiu levando uma quantia não informada de dinheiro.
Ermo e Nova Veneza
Em 30 de janeiro, três ladrões explodiram caixas eletrônicos do Bradesco, em Ermo. Em 3 de fevereiro, uma quadrilha explodiu caixas eletrônicos de uma agência do Banco Bradesco, em Nova Veneza.
Blumenau
Três homens invadiram o Campus 3 da Furb na noite de 19 de janeiro e arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil. Os suspeitos renderam o vigilante, o amarraram e roubaram o telefone celular dele.