Três instituições públicas de ensino superior com atuação em Santa Catarina devem abrir 1.327 vagas para o segundo semestre deste ano, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A próxima etapa de inscrições começa no dia 4 de junho e vai até o dia 7 do mesmo mês, pela internet.
Continua depois da publicidade
O Sisu é uma das portas de entrada em cursos superiores de instituições públicas. No segundo semestre, o Estado terá vagas disponíveis na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
O IFSC é a instituição que oferecerá o maior número de vagas. Serão 792 possibilidades de estudar em um dos 21 cursos disponíveis, nos campi de Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Palhoça Bilíngue e São José.
Na Udesc, há outras 345 vagas, espalhadas pelas cidades de Balneário Camboriú, Lages, Joinville, Laguna, Ibirama, Florianópolis, Chapecó, São Bento do Sul e Pinhalzinho.
Já a UFFS terá 190 vagas para o campus de Chapecó. Dessas, 40 são para o curso de medicina. Além das vagas em Santa Catarina, a instituição tem outras 50 vagas, também para medicina, mas no campus de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Quem pode participar?
Para participar do Sisu é preciso que o estudante tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018. A seleção é feita automaticamente, com base nas notas obtidas na prova. Depois de divulgados os resultados, os aprovados devem procurar as instituições de ensino para realizar as matrículas, conforme cronograma a ser divulgado por cada uma delas.