Estudantes catarinenses se destacam na escrita. Segundo dados da Avaliação Nacional de Alfabetização, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na tarde desta quinta-feira, Santa Catarina tem o maior percentual nacional de estudantes com melhor nível de redação do país, o nível cinco. Em segundo lugar está São Paulo com 20,24%, seguido do Paraná com 15,53% dos alunos.
Continua depois da publicidade
Conforme a avaliação do Inep, os alunos com habilidade em redação no nível cinco são aqueles que tiveram pontuação maior ou igual a 600 pontos e tem capacidade de escrever com continuidade narrativa, articulação, uso de conectivos e, embora possam apresentar alguns desvios ortográficos, esses erros não comprometem a compreensão do leitor.
A avaliação consiste na aplicação do teste de desempenho do estudante, realizado entre todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. O objetivo é aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática das crianças.
Na leitura, 43,21% dos estudantes se classificam no nível três, e 17,62% estão classificados no nível 4, deixando o Estado em terceiro lugar no ranking nacional liderado por Minas Gerais que agrega 21,73% dos alunos nesta classificação e em segundo lugar São Paulo com 17,77% de alunos. Neste segmento, a maior pontuação considerada pelo Inep é a de nível quatro, correspondente a uma pontuação maior que 625 pontos.
Continua depois da publicidade
A maioria dos estudantes catarinense se classificaram em níveis mais baixos nas disciplinas de matemática se comparados com a avaliação da língua portuguesa.
Ainda assim, SC tem a melhor porcentagem de estudantes no nível 4 da região sul com 38,95%, ocupando a terceira posição no ranking nacional, ficando atrás de Minas Gerais (40,56%) e São Paulo (40,36%). Na disciplina, 10,88% dos alunos estão no nível 1 e 28,40% no nível 2. Como na leitura, a classificação máxima dos estudantes em matemática é a de nível 4.