Santa Catarina registrou posição de destaque em relação ao volume de casamentos homoafetivos realizados em 2013 no país. De acordo com o levantamento “Estatísticas do Registro Civil” divulgado hoje pelo IBGE, o país ocupa a terceira posição percentual no número de uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Continua depois da publicidade

De acordo com o IBGE, dos 3.701 registros de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2013, verificou-se que 52% eram mulheres e 48% homens. Em relação às grandes regiões do país,o Sudeste, com 65,1%, concentrava maior percentual de casamentos homoafetivos, seguido, em proporções bem menores, pelas regiões Sul, com 14,2%, e Nordeste, com 13,4%, Centro-Oeste, com 5,8% e Norte, com 1,5%.

Segundo a distribuição percentual regional, no Estado de São Paulo houve

a maior concentração de casamentos homoafetivos do Sudeste, registrando 80,8% do total. Depois, na região Norte, segue o Pará, com 44,6%; Santa Catarina, com 39,4%, no Sul, e o Distrito Federal. Em SC, 43,4 dos casamentos foram entre homens e 34,5% entre mulheres.

Registros de casamento no Brasil se mantém estáveis

Continua depois da publicidade

Em 2013, foram registrados 1.052.477 casamentos no Brasil, o que representou um crescimento de apenas 1,2%. Apesar do crescimento tímido, para o IBGE, o número reforça a tendência de retomada do número de uniões no país, decorrente de diversas mudanças, como as facilidades do divórcio e a procura dos casais por formalizar as uniões legais em casamentos civis.