Pelo menos 19 cidades de Santa Catarina registram atos contra ou a favor do impeachment neste domingo. A Polícia Militar estima que cerca de 5 mil pessoas participaram dos atos no Estado.
Continua depois da publicidade
AO VIVO: siga o dia da votação do impeachment em SC e pelo país
Veja como votaram os deputados federais catarinenses
Dilma só será afastada da presidência se Senado instaurar processo
Catarinense faz “papagaio de pirata” na votação e ganha redes sociais
Foto de deputados federais catarinenses bomba nas redes
Na manhã de hoje, manifestações contra o impeachment foram registradas em Chapecó, no calçadão do Centro, em Blumenau, na Praça Dr. Blumenau, em São Miguel do Oeste, na praça Walnir Bottaro Daniel. Ainda pela manhã, Lages e Canoinhas registraram atos a favor do afastamento da presidente Dilma.

À tarde, manifestantes se reuniram no Litoral, Serra, Vale do Itajaí e Norte do Estado. Em Florianópolis, dois grupos se reuniram para manifestar seu posicionamento quanto ao processo.
No Largo da Catedral, militantes contra o impeachment fizeram uma vigília pela democracia. O grupo se reuniu por volta das 13h no local com instrumentos musicais, caixas de som, bandeiras e camisetas vermelhas. Durante a mobilização, eles assaram coxinhas de galinha e proferiram palavras de ordem como “não vai ter golpe” antes de começar a acompanhar a votação em um telão instalado em frente à Catedral. Os organizadores estimam que 3 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar estima que 800 pessoas estão presentes.
Com a derrota na Câmara dos Deputados, os apoiadores do governo Dilma pretendem se reunir nesta terça-feira em Florianópolis para avaliar os próximos passos em Santa Catarina. O presidente do diretório do PT na Capital, Carlos Eduardo de Souza, afirmou o que ocorreu na votação foi “um teatro” e um “golpe de Cunha e Temer”.
Continua depois da publicidade
Floripa: público canta e dança no ato pró-governo. pic.twitter.com/lJGzdgVDef
¿ aovivodc (@aovivodc) 17 de abril de 2016
Outro grupo se reuniu no Trapiche da Beira-Mar Norte a partir das 15h em ato de apoio ao impeachment. Com carros de som, bandeiras e camisetas verde-amarelas, manifestantes acompanham a votação em telão. O grupo levou pixulecos da presidente Dilma e do ex-presidente Lula e anunciava venda dos objetos para ajudar na organização do evento. A Polícia Militar e a organização estimam que 2 mil pessoas estão no local.
Florianópolis: votação segue acompanhada com atenção em ato contra Dilma na Beira-Mar Norte. pic.twitter.com/Y5ncB8Ai3M
¿ aovivodc (@aovivodc) 17 de abril de 2016
Em Balneário Camboriú e Itajaí ocorreram manifestações a favor do impeachment. Grupos acompanham a sessão da Câmara dos Deputados em telões instalados na Praça Almirante Tamandaré e na Praça Genésio Miranda Lins, respectivamente. Os manifestantes pró-governo nas duas cidades decidiram participar dos atos na Capital.
Continua depois da publicidade

Em Joinville, apoiadores do impeachment acompanham a votação na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. O grupo estava com bandeiras do Brasil, camisetas verde-amarelas e carregava bonecos da presidente vestida de presidiária. A Polícia Militar calcula que 200 pessoas assistem à transmissão. A organização ainda não tinha uma estimativa.
Centro de Joinville pic.twitter.com/nmWynNhnKn
¿ ANaovivo (@anaovivo) 17 de abril de 2016
Brusque, Itapema, Criciúma, Concórdia, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Timbó, Mafra, Xanxerê, Navegantes e Porto União também registraram atos neste domingo.