O Anuário da Cachaça 2024 mostra que Santa Catarina tem 68 cachaçarias registradas, o quarto estado com mais estabelecimentos. O documento foi lançado na quarta-feira (26) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ANPAQ e GS1 Brasil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
É em Luiz Alves, no Vale, que fica o maior número de cachaçarias do Estado: são 10 estabelecimentos registrados. Para valorizar a cultura, a cidade criou a Rota da Cachaça, onde é possível visitar todos os locais onde a bebida alcoólica é produzida.
De acordo com o Anuário, em Luiz Alves existe uma cachaçaria para cada 1.168 habitantes. A cidade também possui 58 cachaças registradas.
Entenda como funciona a produção da cachaça
Continua depois da publicidade
Em todo o Estado, a concentração de estabelecimentos por habitantes é de um para 111.917, mas as cachaçarias acabam concentradas mais no Vale do Itajaí, onde fica Luiz Alves, e no Oeste do Estado. Outras cidades também tem altas concentrações:
- Pinheiro Preto – 1 cacharia para 868 habitantes
- Celso Ramos – 1 cacharia para 935 habitantes
- Luiz Alves – 1 cacharia para 1.168 habitantes
Panorama no Brasil
Os dados do anuário foram coletados em 2023, quando foram 1.217 cachaçarias registradas em todo o Brasil, um crescimento de 7,8% em relação a 2022. Minas Gerais é o Estado com mais estabelecimentos registrados (504), 41,4% das cachaçarias do país.
Continua depois da publicidade
— Apesar do cenário desafiador que o setor da cachaça tem enfrentado nos últimos anos, demonstram uma certa resiliência para o enfrentamento dessas dificuldades e, sobretudo, a relevância dos micro e pequenos produtores — destaca Carlos Lima, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça.
Exportações
As exportações de cachaça alcançaram 20.242.453 de dólares no ano passado, um crescimento de 0,7% em relação ao ano anterior. O produto teve valorização de 9,3%, chegando a 2,35 dólares por litro, contra 2,15 dólares em 2022.
A cachaça brasileira vai, em maioria, para os Estados Unidos, representando quase 23% do mercado de exportação de cachaça. A Europa também se destaca, com sete países entre os 10 principais parceiros econômicos.
Leia também
Empreendedor que vendia cachaça em ponto de ônibus constrói “império” da cachaçaria em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Cachaças fabricadas em SC conquistam prêmios na França e no Brasil