Em três semanas Santa Catarina ultrapassou os 300 casos confirmados de coronavírus. Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (3) o governo do Estado divulgou que 301 pacientes já testaram positivo para a doença, o que representa cerca de 5,8% a mais em relação ao dia anterior. O número de mortes continua em cinco, segundo informou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), com base nos resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC).
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Em relação aos pacientes hospitalizados em Unidade Intensiva de Saúde (UTI) também houve aumento: são 31 pessoas infectadas por Covid-19 com agravamento do quadro de saúde e outros 84 pacientes hospitalizados em UTI com suspeita da doença.
Enfrentamento do Covid-19
Carlos Moisés esclareceu alguns pontos do plano de enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina. A ideia é dar condições aos hospitais e aumentar os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) antes de se chegar ao pico de contaminados por coronavírus no estado.
Com isso, o governo passa a pagar o teto aos hospitais filantrópicos de todo o Estado. O investimento ultrapassa os R$ 276 milhões.
Continua depois da publicidade
Em relação aos leitos para pacientes com agravamento de quadro de saúde, a meta do governo do Estado, segundo o governador, é contar com um total de 2.515 leitos de UTI disponíveis para atendimento da população catarinense, o que representa um total de 3.52 leitos para 10 mil habitantes. Com 800 leitos aproximadamente, a média atualmente é de 1.58 leitos para 10 mil habitantes.
Nesta conta, o Estado contabiliza ter leitos de hospitais privados, que serão alugados pelo sistema de saúde catarinense e que ficarão disponíveis depois da suspensão de cirurgias eletivas.
– Para ser ter noção disso, comparamos com a Itália, que tem 1.5 por 10.000 habitantes. No pico da pandemia, a demanda foi de 2.4 leitos por 10.000 habitantes, e a Itália não conseguiu atender. Nosso planejamento é 3.52 por 10.000 catarinenses, extrapolando para ter uma margem de segurança. Vamos ativá-los conforme a necessidade durante a pandemia. Isso vai depende de receber os equipamentos e insumos que foram adquiridos pela normativa de importar de outros e de comprar de produção local, bem como equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde – explicou Moisés.
Testes para diagnóstico de coronavírus
Ao lado do governador Carlos Moisés, o secretário de Saúde Helton Zeferino informou que o Estado recebeu duas remessas novas de kits para testes do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (3), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) conta com 5.280 kits para novos exames – 600 adquiridos pelo Estado e outros 4,6 mil enviados pelo Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
– De ontem até agora, o Lacen conseguiu processar 415 amostras, tivemos um ganho resultado. Havia demanda reprimida do lar de idosos onde ocorreu o primeiro óbito e tivemos sete casos positivos e 20 negativos, além de uma em reanálise, já que o primeiro resultado foi inconsistente e a amostra precisa ser reprocessada. Entre as 19 pessoas que trabalham neste ambiente, tivemos um caso positivo, 10 negativos e oito que precisam de reanálise – exemplificou.
Veja a evolução do coronavírus em SC

Cidades com casos de coronavírus em SC
Segundo o secretário de Saúde, Helton Zeferino, a contagem dos casos leva em consideração o endereço da pessoa, mesmo que tenha notificado em outra cidade onde não reside. Com isso, na conta de pacientes positivados estão cinco pessoas de outros estados e três de outros países.
Antônio Carlos – 8
Araranguá – 1
Balneário Arroio do Silva – 1
Balneário Camboriú – 10
Biguaçu – 1
Blumenau – 24
Braço do Norte – 12
Brusque – 3
Camboriú – 7
Canelinha – 1
Chapecó – 5
Criciúma – 23
Florianópolis – 78
Gaspar – 2
Governador Celso Ramos – 1
Gravatal – 3
Içara – 1
Imbituba – 6
Indaial – 1
Irati – 1
Itajaí – 19
Itapema – 2
Jaguaruna – 2
Jaraguá do Sul – 5
Joaçaba – 1
Joinville – 17
Lages – 1
Laguna – 1
Mafra – 1
Morro da Fumaça – 1
Navegantes – 4
Palhoça – 1
Papanduva – 2
Paulo Lopes – 1
Pescaria Brava – 1
Pomerode – 1
Porto Belo – 4
Rancho Queimado – 2
São Francisco do Sul – 1
São José – 12
São Lourenço do Oeste – 1
São Ludgero – 3
São Pedro de Alcântara – 1
Siderópolis – 2
Tijucas – 1
Timbé do Sul – 1
Tubarão – 15
Urussanga – 1