Com três praias de nudismo em SC, o estado possui o maior número do Brasil, segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN). Os locais onde o nudismo social é liberado são as praias de Pedras Altas, em Palhoça, da Galheta, em Florianópolis, e do Pinho, em Balneário Camboriú, também considerada a primeira de naturismo do país.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do NSC Total no WhatsApp
Saiba como chegar nas praias de nudismo de SC
A presidente da FBRN, Paula Silveira, avalia que todas as três praias são acolhedoras, cada uma com suas particularidades.
— A praia do Pinho é mais cheia. A da Galheta tem uma extensão maior e as pessoas ficam mais espaçadas. A de Pedras Altas, por conta do acesso mais difícil, tem poucas pessoas e é mais tranquila —destaca.
Pedras Altas – Palhoça
Uma das praias de nudismo em SC é Pedras Altas, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Neste destino, o mar é tranquilo, sem ondas e considerado ideal para aproveitar em família.
Continua depois da publicidade

O caminho à praia, no entanto, não é tão simples. O acesso se dá pela BR-101, a 30 quilômetros de Florianópolis, em direção do sul do Estado. Em seguida, é necessário entrar na localidade de Enseada de Brito, no km 232 da rodovia, e andar por uma estrada à beira-mar, no sentido sul, até chegar ao destino final.
Em termos de infraestrutura, os dois lados da praia oferecem bar e restaurante. No espaço naturista, há uma pousada, área de camping e estacionamento.
Praias de Florianópolis para chegar em menos de 30 minutos
Praia da Galheta – Florianópolis
A Galheta é mais uma praia de nudismo em Santa Catarina. Segundo a prefeitura de Florianópolis, ela é uma praia de naturismo desde 1986. A prática naturista, no entanto, é opcional.
O mar da Galheta, conforme o município, também é bastante procurado por surfistas que buscam ondas “bem formadas”.
Continua depois da publicidade
A Praia da Galheta é ideal para quem curte a natureza em toda a sua plenitude. As grandes pedras arredondadas e lisas que limitam a praia formam um cenário natural paradisíaco e encantador que mistura vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas e super limpas.

A Federação Brasileira de Naturismo avalia a praia como “ideal para quem curte a natureza em toda a sua plenitude”.
“As grandes pedras arredondadas e lisas que limitam a praia formam um cenário natural paradisíaco e encantador que mistura vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas e super limpas” descreve o site da federação.
Jurerê e Canasvieiras em Florianópolis iniciam 2023 impróprias para banho
Praia do Pinho – Balneário Camboriú
Outra praia de nudismo em SC fica localizada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. A Praia do Pinho é considerada a primeira praia de naturismo do Brasil. De fácil acesso, o espaço tem cerca de 500 metros de extensão e fica entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho.
Continua depois da publicidade
O acesso é pela rodovia Interpraias, através de um trevo da BR-101.
Formada por areia clara de espessura média, a praia do Pinho é acessada pela Avenida Rodesindo Pavan. Além da faixa de areia e do mar calmo, o espaço possui pousada, restaurantes e estacionamento privativo. Ao redor, visitantes podem contemplar costões e Mata Atlântica preservada.
A Praia do Pinho ganhou notoriedade nacional através da reportagem, intitulada “Todo mundo nu em Camboriú”, publicada em uma revista de circulação em todo o país no ano de 1984. Em 1986, cerca de 25 pessoas que praticavam o nudismo foram presas no local.
Em 2019, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou projeto que regulamenta a prática de naturismo, popularmente conhecida como nudismo.

Em 2022, o local ganhou repercussão após um vereador protocolar um projeto de lei para proibir o nudismo, que existe no local desde 1980. A prática de não usar vestimentas no local é um dos principais fundamentos do chamado naturismo.
Continua depois da publicidade
Leia também
Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas iniciam ano com 28 das 32 praias impróprias, diz IMA
SC dá vexame com praias impróprias para banho no início da temporada