Com número crescente de construções sustentáveis, Santa Catarina é destaque no país. O estado conta com 23 edificações certificadas e há 66 projetos registrados em busca da certificação, entre prédios comerciais e residenciais, bairros, casas, varejo e universidades.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Para que o uma construção seja de fato considerada sustentável, diversos aspectos devem estar presentes desde a sua construção até o seu uso, operação e demolição, como aproveitamento de recursos naturais, economia de água, gestão de resíduos na edificação durante o uso e operação, entre outros. 

Esse não é um conceito fácil de alcançar, mas SC conta com diversas construções de destaque, segundo Felipe Faria, CEOda Green Building Brasil (GBC). 

— Em Santa Catarina, estamos celebrando a certificação LEED Platinum do Primavera Corporate, da Construtora Pedra Branca. Trata-se de um prédio comercial que alcançou o nível mais alto da certificação internacional, que apenas 5% dos projetos certificados no mundo conseguiram alcançar — destacou. 

Continua depois da publicidade

— No dia 18 de março, a empresa Vokkan vai comemorar outra conquista para o Estado: o empreendimento Viva Park, um novo bairro planejado na cidade de Porto Belo, é o primeiro projeto no mundo a conseguir a certificação LEED for Communities no nível Platinum (o mais alto nível da certificação) — informou.

> Metro quadrado de Balneário Camboriú é o 2º mais caro do Brasil e ultrapassa Rio de Janeiro

O CEO da GBC também cita outros projetos de destaque no estado:

— Já havíamos comemorado a certificação GBC CASA Platinum da Casa 01 em Criciúma e a certificação GBC CASA Ouro da Ecohouse em Florianópolis. Além de registrar o prédio residencial Brava Ocean, na cidade de Itajaí. 

Os números chamam a atenção:

— No residencial, a média de redução do impacto ambiental está sendo em torno de 25% em energia, 38% na redução de água e cerca de 85% dos resíduos da construção sendo desviados de aterros sanitários, além de melhores condições de conforto, saúde e bem-estar — destaca.

Evento sobre construções sustentáveis

Entre 14 e 18 de março, ocorre o Seminário de Sustentabilidade nas Edificações. O objetivo principal do ciclo de palestras, promovido pelo IAB/SCm é atualizar os profissionais do setor — arquitetos e urbanistas, engenheiros, técnicos, prestadores de serviço, fabricantes e comerciantes de tecnologias e equipamentos, além de acadêmicos e estudantes — apresentando exemplos de boas práticas e experiências.

Continua depois da publicidade

O seminário vai ocorrer no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis. O evento será presencial, mas terá transmissão simultânea pelo canal do IAB no Youtube. A programação completa pode ser obtida no site do IAB/SC.

Leia também

O arranha-céu de Balneário Camboriú que desbancou “prédio do Neymar” no ranking dos mais altos; fotos

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Perguntas e respostas sobre o fim do uso obrigatório de máscaras em SC