*O repórter viajou a convite do Shopping Iguatemi

Santa Catarina sonha com um Grande Prêmio de Fórmula-1, mas para isso acontecer, além de passar por Bernie Ecclestone, presidente da Formula One Management (FOM), o Estado tem que construir um dos autódromos mais modernos do mundo.

Continua depois da publicidade

A ideia partiu de Sergio Murad, o Beto Carrero, mas após sua morte ela foi abandonada. Impulsionado pelo desejo do pai, Alex Murad tenta tirar o sonho do papel. O projeto do autódromo já fazia parte do complexo automobilístico desenhado pelo projetista alemão Hermann Tilke, que incluía a pista de kart, já construída, e a área para o circuito de motocross, que ganhou o design especializado do inglês Justin Barclay.

O projeto atende requisitos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Para tornar realidade a prova catarinense, Alex Murad deixou a presidência do Beto Carrero World, assumida por Adalgiso Telles.

O projeto é a longo prazo, mas há muito o que ser feito. O grande obstáculo é que o Brasil já possui um GP, por outro lado, um interlocutor entre Ecclestone e Santa Catarina, Alexandre Fernandes, havia revelado ao Diário Catarinense em abril que há intenção de realizar uma segunda prova no país. Esta seria o GP do Mercosul, uma versão sul-americana do GP da Europa, antigamente sediado na Espanha.

Continua depois da publicidade

Após pressão de Ecclestone no governo paulista os boxes, paddocks e área de imprensa serão reformados. É a maior reestruturação desde a revitalização do circuito, em 1989, quando a extensão do traçado encolheu dos originais 7.823m para os atuais 4.309m. Essa mexida veio junto com uma renovação de contrato com os paulistas até 2020.

O Diário Catarinense esteve em Interlagos e lista quais os desafios de Santa Catarina para conseguir um GP.

Desafios

A aprovação de Bernie Ecclestone

O homem forte da Fórmula-1 esteve em Penha, onde fica o parque Beto Carrero, em 2012 e conheceu o projeto catarinense. Ficou interessado, mas isso não é o bastante. Para dar o aval para uma prova a negociação é demorada e exige uma série de garantias.

Estrutura hoteleira

Segundo dados do Ministério do Turismo a realização do GP do Brasil movimentou R$ 230 milhões em 2012 entre investimentos de empresas particulares e gastos de turistas. Isso só foi possível porque milhares de pessoas passaram por Interlagos. São Paulo já tem rede hoteleira preparada para receber os fãs e empresários da velocidade. Santa Catarina aposta na força de Florianópolis e de Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Investimento

A reforma de Interlagos vai custar R$ 160,8 milhões. O principal investimento será nos boxes, que vão passar de 23 para 40, além de aumentar o espaço para as equipes – de 216m² para 364m² cada box. A vantagem de SC é que o projeto pode se adequar aos pedidos da FOM, mas com certeza terá um grande investimento.

Vantagens

Turismo

Dados do Ministério do Turismo mostram que o público da Fórmula-1 gasta em média mais que um turista normal, isso porque consomem, além da corrida, produtos e serviços, como baladas e passeios. E nada melhor para um turista do que Santa Catarina. Além das famosas praias de Florianópolis e Balneário Camboriú, o Estado tem algumas das melhores baladas do Brasil, e o próprio Beto Carrero promove todo ano uma grande festa da música eletrônica, a Dream Valley. Além disso, o autódromo ficaria dentro de um parque de diversão.

Mais eventos

Um autódromo que recebe um GP de Fórmula-1 está preparado para outros eventos. Fórmula Truck, Stock Car, são algumas das opções nacionais de eventos que podem fazer parte da grade da pista catarinense.

O sonho da família Murad

Alex Murad usa como exemplo o próprio pai. Segundo ele, quando Beto Carrero quis construir o parque, chamaram ele de maluco. Hoje o empreendimento tem 22 anos e contratos com parceiros como a Universal Studios e a Dreamworks.

Continua depois da publicidade

Leitos além da exigência

A FOM exige que o local onde fica o GP oferte no mínimo 50 mil leitos, de acordo com levantamento feito pela secretaria de Articulação Internacional, a região ancorada por Balneário Camboriú e Itajaí dispõe de 53,7 mil. Além disso, conforme acontece nos países europeus, poderia colocar à disposição 1,5 milhão de residências na região de Balneário Camboriú para aluguel durante a semana do Grande Prêmio.

Como é o projeto catarinense

O investimento é alto e a longo prazo. O autódromo tem 4.500 metros de extensão. Com uma reta de 850 metros, e curvas cegas com subidas e descidas. Uma das curvas é de alta velocidade e tem inclinação, parecido com os ovais americanos. Foi projetada para um carro de F-1 chegar aos 290 quilômetros.