Santa Catarina segue em alerta para temporais, com risco alto de alagamentos e deslizamentos nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil, a chuva deve continuar nos próximos dias na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.

Continua depois da publicidade

> Enxurrada em Guabiruba afeta 2 mil pessoas e prefeitura decreta situação de emergência

Nas últimas 72 horas, o acumulado de chuva no Litoral e Vale do Itajaí passam dos 100 milímetros, conforme o órgão. As cidades de Florianópolis e Guabiruba foram as que registraram os maiores acúmulos nos últimos três dias, com 250mm e 180mm, respectivamente. 

> Após alagamento na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, moradores fazem limpeza das casas

Nesta quarta-feira (27), o risco para deslizamentos é muito alto para as áreas em vermelho no mapa, alto em laranja e moderado em amarelo. 

Continua depois da publicidade

Santa Catarina continua em alerta para deslizamentos por conta da chuva
Santa Catarina continua em alerta para deslizamentos por conta da chuva (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Segundo a Defesa Civil, os próximos dias devem ser abafados, principalmente entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Nesta quarta, as máximas devem ficar entre 31°C e 37°C nas regiões litorâneas e no Vale. 

O calor e a umidade continuam favorecendo a ocorrência de chuvas e temporais isolados nessas regiões entre a tarde e à noite.

> Chuva em Florianópolis impediu acesso a locais de prova do Enem

Chuva em Florianópolis

No último domingo, um acumulado de 100 milímetros de chuva em apenas seis horas causou alagamentos e deslizamentos em Florianópolis. O número é quase metade do esperado para todo o mês, já que a média histórica de chuva em janeiro na Grande Florianópolis, segundo o órgão, é de 200 a 250 milímetros.

Foram registradas cerca de 30 ocorrências durante o final de semana por conta da chuva, de acordo com a prefeitura. O caso mais grave resultou na morte de mãe e filha por soterramento, no bairro Saco Grande.

Continua depois da publicidade