Santa Catarina passou pela terceira noite consecutiva com registros de ataques à segurança pública. Foi registrada uma troca de tiros entre criminosos e policiais, prédios públicos e a casa de um policial militar foram alvos de disparos e um artefato explosivo foi arremessado no pátio do Departamento de Administração Prisional (Deap), de Palhoça. Com essas ocorrências, são pelo menos 28 ataques desde o início na noite de quinta-feira, 31. A cidade com maior número de ocorrências é Criciúma, no Sul de SC, com oito registros.

Continua depois da publicidade

Durante a madrugada deste domingo, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um confronto na Vila União, comunidade do bairro Vargem do Bom Jesus, em Florianópolis. Entre os feridos está um policial, que foi atingido no pé, mas passa bem.

O posto da Polícia Militar de Colônia Santana, em São José, foi atacado na madrugada deste domingo. A unidade da rua Engelbero Koerich foi alvo de seis disparos, que acertaram os vidros e a parede do prédio. Vizinha do posto policial, a moradora Mari Fraga, 57 anos, foi acordada pelo barulho dos disparos, por volta das 3h.

— Eu fiz a besteira de botar a cabeça pra fora da janela, imagina se acertam minha casa — conta, ainda nervosa.

A Polícia Militar está buscando as imagens da câmera de segurança da rua onde fica o posto. No final da manhã, peritos do IGP foram até o local.

Continua depois da publicidade

Também na madrugada, o Instituto Geral de Perícias (IGP), no bairro Itacorubi, em Florianópolis, foi alvo de pelo menos 18 tiros. Indivíduos em uma motocicleta também efetuaram aproximadamente 13 disparos contra a residência de um policial militar no bairro Morro das Pedras, no Sul da Ilha.

Pela manhã, criminosos jogaram um artefato explosivo no Departamento de Administração Prisional (Deap), de Palhoça, e uma viatura foi danificada. Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) confirmou a ocorrência e informou que equipes especializadas da PM e do IGP estiveram no local. Todo material será encaminhado para investigação. No começo da tarde de sábado, um artefato já havia sido localizado no Deap e teve que ser detonado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Confira os atentados registrados entre quinta e domingo em 14 cidades: