O número de homicídios em Santa Catarina caiu 25% nos últimos cinco anos e alcançou o menor dado do período, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SC). Em 2018, foram registrados 714 assassinatos até 30 de novembro, enquanto no mesmo período deste ano o número foi de 533.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A maior queda dentro do período analisado aconteceu entre 2018 e 2019, quando houve diminuição de 81 homicídios. No ano passado, os números também caíram em grande porcentagem na comparação com o ano anterior. Em 2021, Santa Catarina registrou 47 assassinatos a menos do que em 2020.

Para o especialista em segurança pública Eugênio Moretzsohn, a queda acontece devido a um investimento do Estado em inteligência artificial e equipamentos às equipes em um trabalho conjunto de ambas as forças de segurança.

— Frutos semeados há alguns anos em seleção e qualificação profissional. Se os profissionais são capacitados e motivados ao trabalho, os resultados aparecem — diz. 

Continua depois da publicidade

Apesar da queda expressiva, o especialista diz que ainda é necessário aproximar as equipes da população e fazer investimento em comunicação social para gerar confiança entre ambos. 

Em 2022, a cidade com maior número de mortes categorizadas como homicídios foi Jonville com 42 assassinatos, seguido de São José, na Grande Florianópolis (26), e Blumenau, no Vale do Itajaí (16).

*Sob supervisão de Raphaela Suzin.

Leia também

Carro desvia de sinalização da polícia e passa por cima de homem morto em atropelamento em SC

Megaoperação que prendeu três prefeitos de SC já recolheu R$ 1,3 milhão