O Governo do Estado de Santa Catarina divulgou, nesta quinta-feira, os dados atualizados coletados pelas Secretarias Municipais de Saúde a respeito do número atualizado de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em Santa Catarina. Próximo do final do primeiro semestre, já foram registrados 423 casos de gripe provocada pelo vírus influenza em 2016. Desses 423, foram 44 óbitos. Ou seja, a cada 10 pessoas diagnosticadas com influenza em Santa Catarina neste ano, uma pessoa morre.
Continua depois da publicidade
As regiões de Blumenau, Joinville e Lages concentram o maior número de casos confirmados de Gripe pelo vírus influenza no estado até o momento. Os municípios que apresentaram maior número de casos confirmados foram Blumenau (52 casos), seguido por Joinville (44 casos) e Lages (29 casos). Florianópolis está na sexta posição, com 17 casos registrados.
A gripe causada pelo vírus influenza é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. É transmitida a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver de minutos a horas no ambiente, sobretudo em superfícies tocadas frequentemente. A partir do contato com um doente ou superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesão que pode ser grave e até fatal, se não tratada a tempo.