Mais turistas e menos problemas. Esse foi o balanço da Operação Veraneio 2014/2015 feito pelo Governo de Santa Catarina, divulgado hoje de manhã, no Quartel dos Bombeiros, no bairro Trindade, em Florianópolis. A operação começou no dia 13 de dezembro do ano passado até terminou dia 1º de março de 2015, reunindo diversas entidades governamentais e de segurança pública. Nesse período, cerca de 6,2 milhões de turistas circularam pelo Estado, deixando R$ 26 milhões em gastos.

Continua depois da publicidade

Polícias Militar e Civil, além dos Bombeiros, foram as principais instituições de segurança pública que reforçaram a fiscalização durante o verão, quando o Estado recebe milhares de turistas. O sistema de emergência da PM registrou 7.577 ocorrências, número 14,2% menor se comparado à temporada do ano anterior.

O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar foi destaque na coletiva. Apenas quatro mortes por afogamento em área monitorada foram registrados no verão. O resultado é quatro vezes menor do que o índice da temporada anterior, quando houve 18 mortes por afogamento em área monitorada.

A PM utilizou mais de 5 mil policiais para reforçar a atuação em 35 balneários e 22 estâncias hidrominerais, além de montar uma central de operações no portal de entrada do Estado, em Dionísio Cerqueira. Enquanto isso, a Polícia Civil contou com 321 oficiais, além de apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (COPE), do Serviço Aeropolicial, das Delegacias Especializadas, da Academia de Polícia Civil e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

O governo ainda divulgou números relacionados ao turismo. A movimentação de pessoas no Estado entre dezembro e março foi de 6,2 milhões de turistas, crescimento de 25% em relação a temporada anterior. Segundo pesquisa feita pela Fecomércio, 90% desses visitantes pretendem voltar ao Estado.