Cerca de 5,5 milhões de turistas visitaram Santa Catarina até o fim de janeiro. O número, que inclui catarinenses, estrangeiros e pessoas de outros estados, faz parte de um balanço parcial divulgado nesta sexta-feira pelo governo estadual. A expectativa, divulgada antes do verão, é que o Estado receba até 8 milhões de turistas ao longo da temporada. Entre os estrangeiros, a maior presença é dos argentinos, seguidos por chilenos, uruguaios e paraguaios. Já os visitantes nacionais vêm, principalmente, do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina se prepara para a chegada de mais de 8 milhões de turistas
Ainda segundo o governo, a média de ocupação da rede hoteleira do Litoral foi de 85% durante janeiro, chegando a 97% durante o Réveillon. Na Operação Veraneio, lançada ainda em dezembro, foram registradas 39 mil ocorrências policiais, de dezembro de 2015 a janeiro de 2016, 4,5% a menos em relação ao ano passado. Também houve 177 afogamentos em água doce e salgada até aqui.
Boa ocupação também na Serra
Continua depois da publicidade
Na região serrana, a ocupação foi de quase 100% na rede hoteleira nas festas de fim de ano, com destaque para a presença de norte-americanos e alemães. Em janeiro, a média chegou a 70%. Em cidades com águas termais, como Piratuba e Itá, houve 100% de ocupação nas duas primeiras semanas de janeiro. A notícia foi comemorada pelo secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello:
— Este ano, todas as regiões turísticas do Estado estão recebendo um grande número de visitantes. Por isso, consideramos essa temporada um sucesso—afirma Mello.