Santa Catarina receberá 47.500 doses da vacina contra o coronavírus da Oxford-AstraZeneca, desenvolvida na Índia em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Apesar da Fundação ter divulgado que o envio dos 2 milhões de frascos ocorreria neste sábado a todos os cantos do país, a assessoria da SES explicou que para Santa Catarina o transporte acontece neste domingo, dia 24. A chegada está prevista para às 9h10min, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O lote sairá de São Paulo em um avião por volta das 7h30min. Quando aterrissar em solo catarinense, fará o mesmo trajeto da vacina CoronaVac na semana passada: vai ao centro de distribuição em São José, na Grande Florianópolis, para separação aos municípios. Depois, a remessa é transportada às regionais para então ser distribuída às cidades. Desta vez, o governo do Estado não farásolenidade com vacinações simbólicas.
> Enfermeiro de Florianópolis é o primeiro vacinado contra Covid-19 em SC
Ainda não há definição de quantas doses cada um dos 295 municípios receberá e do dia em que sairão de São José, mas a expectativa é que a operação ocorra no começo da próxima semana. Assim como a CoronaVac, o imunizante da Fiocruz precisa de duas aplicações. O intervalo entre elas é de 12 semanas.
> Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC
Continua depois da publicidade
> Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar
— Com essa vacina a gente tem proteção 22 dias após a primeira dose, mas é importante que o reforço seja tomado e que ocorra três meses depois da primeira dose, para não sobrecarregar nosso sistema — disse a coordenadora dos centros de pesquisa da vacina de Oxford no Brasil durante a coletiva de imprensa na tarde deste sábado.
As vacinas vindas da Índia chegaram ao país na noite desta sexta-feira (22). Da Base Aérea, seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.
> ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz