Santa Catarina sediará a 5ª parada do calendário 2023/24 do UCI Gran Fondo World Series. Mais de mil ciclistas participarão da prova em Pomerode, no dia 5 de novembro, que contará com transmissão exclusiva do NSC Total.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
FOTOS: conheça o novo estádio de time catarinense que fica pronto em 2024
Conheça a jogadora de vôlei catarinense revelação na Seleção Brasileira
O município catarinense é destaque por conta da sua forte ligação com a cultura alemã. Segundo o diretor de prova, André Eduardo Gohr, a semelhança com o cenário europeu foi um dos motivos para escolher a cidade como a primeira a receber o evento no Brasil.
Continua depois da publicidade

— Desde que começamos as tratativas para trazer a prova para o Brasil, obviamente pensamos em Santa Catarina, especialmente no Vale Europeu. Essa é uma região que já tem o símbolo do turismo como atrativo. Assim como desde o início, Pomerode falou que queria receber o evento. Então, a sequência aconteceu de forma natural —complementa o diretor de prova.
Percurso e categorias
A competição conta com duas distâncias: Granfondo, com percurso de 140 quilômetros e 1.400 metros de altimetria acumulada, e Mediofondo, com 80 quilômetros e menos de 500 metros de elevação.
A largada acontecerá em Pomerode e os ciclistas passarão por Rio dos Cedros e sobem até o Alto Cedro. Na sequência, seguem para Timbó, Benedito Novo e voltam para Pomerode, mas com predominância de descidas. Já no caso dos competidores do Mediofondo, o percurso vai até Rio dos Cedros e retorna à Pomerode.

— Procuramos preparar um evento com experiências únicas no Brasil, que é diferente de todo o perfil de prova que temos. O maior atrativo é a região do Vale Europeu, que lembra a Europa, considerada o berço do ciclismo mundial. Os ciclistas encontrarão visuais muito bonitos. O principal desafio vai ser a subida do Alto das Palmeiras, que é um trecho de 7 quilômetros e 4% de elevação — explicou André Eduardo Gohr.
Continua depois da publicidade
A largada do Granfondo acontecerá às 8h, que contará com ciclistas de 19 até 59 anos. Enquanto isso, a partida do Mediofondo, que abrange competidores entre 50 e 79 anos, será 8h30min, sendo que o tempo de cada atleta ficará registrado por um chip.

— A prova está composta por dois nichos de atletas. Temos 30% que são de alto rendimento e até campeões de competições de mountain bike. Nós teremos também atletas do exterior buscando a classificação para o mundial, que elevou muito o nível da competição e motivou muitos atletas treinarem para participar. Os outros 70% são os ciclistas que chegam pela experiência e vivência de um pelotão de ciclismo praticamente profissional em Santa Catarina — explicou Juliano Salvadori, organizador da prova de ciclismo UCI Gran Fondo World Series Brasil.
A etapa vale para a qualificatória do Campeonato Mundial de 2024. Segundo Salvadori, os atletas que completarem até 25% do tempo do primeiro colocado de cada categoria estarão qualificados para a etapa na Dinamarca. Além disso, os competidores receberão uma medalha idêntica que os mundiais também ganham.

Confira as categorias
Granfondo:
Continua depois da publicidade
- 19 – 34 anos, masculino e feminino
- 35 – 39 anos, masculino e feminino
- 40 – 44 anos, masculino e feminino
- 45 – 49 anos, masculino e feminino
- 50 – 54 anos, masculino
- 55 – 59 anos, masculino
Mediofondo
- 50 – 54 anos, feminino
- 55 – 59 anos, feminino
- 60 – 64 anos, masculino e feminino
- 65 – 69 anos, masculino e feminino
- 70 – 74 anos, masculino e feminino
- 75 – 79 anos, masculino e feminino
*15 – 18 anos, masculino e feminino, não participam da qualificação para o mundial
Assista também
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC