Santa Catarina será palco da etapa do circuito mundial da UCI Gravel World Series no dia 9 de março. A prova é inédita no Brasil, a única seletiva na América Latina que classifica para o Campeonato Mundial da competição e o palco escolhido para a prova foi Camboriú.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do UCI Gravel

A etapa de Camboriú é a única em toda a América Latina e que vai classificar os 25% primeiros ciclistas de cada faixa etária para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI, que será realizado em Nice, na França.

Continua depois da publicidade

— Nós já tínhamos o ciclismo clássico de estrada e agora a única qualificatória mundial do Gravel, que é o ciclismo de estrada de chão aqui na América Latina. Apesar de ser um circuito mundial, nós mantivemos as duas etapas em Santa Catarina e escolhemos Camboriú para receber esse segundo evento. Então, 2025 já entra com tudo com duas provas e em duas cidades catarinenses, que é um feito histórico. O mundo da bike está todo virando os olhos para o Brasil e para Santa Catarina — avalia Juliano Salvadori, organizador do UCI Gravel World Series e UCI Gran Fondo Pomerode.

UCI Gravel World Series em Camboriú

A etapa classificatória para o Mundial de Gravel da UCI, que será realizado na França, em 2025, integra uma série de 33 corridas sancionadas pela UCI e realizadas em 21 países de quatro continentes.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Veja como foi o UCI Gran Fondo, em Pomerode, de 2024

Podem participar da prova ciclistas com idade entre 19 e 80 anos, divididos em faixas etárias de cinco em cinco anos. Os campeões de cada faixa etária são premiados com a cobiçada camisa arco-íris da UCI.

Em seu quarto ano de existência, além do Brasil, a UCI Gravel World Series terá etapas na Itália, Espanha, Bélgica, Portugal, Áustria, França, Países Baixos, Grã Bretanha, Alemanha, Polônia, Dinamarca, Luxemburgo, Suíça, Suécia, África do Sul, Quênia, Namíbia, Austrália, Estados Unidos e Canadá.

Continua depois da publicidade

Percurso

A área rural de Camboriú – cidade vizinha ao Balneário Camboriú –  oferece inúmeras estradas de terra próprias para a prática da modalidade e com uma variedade de terrenos e paisagens.

O percurso maior da prova deverá ter 120 quilômetros com 2 mil metros de altimetria acumulada aproximadamente. Percursos menores estão previstos: O intermediário com 60 quilômetros e 1,2 mil metros de subidas acumuladas e outro com 30 quilômetros e 500 metros de altimetria.

Histórico da gravel bike

A origem da modalidade gravel bike remonta aos primórdios do ciclismo, há cerca de 150 anos, em um mundo em que a maioria das estradas não eram pavimentadas e apenas os centros das cidades tinham ruas cobertas com paralelepípedos. O asfalto demorou a chegar e os primeiros ciclistas eram, em essência, ciclistas de gravel, que significa cascalho em inglês, que pedalavam nas estradas de terra e de cascalho que conectavam as cidades.

As provas renasceram nos Estados Unidos, por volta de 2005, com nome de Gravel Grinders, que são as corridas em estrada de terra e que retornaram às origens do ciclismo. Quase uma década depois, a modalidade voltou a ganhar a Europa e se tornar febre em outras partes do mundo.

Continua depois da publicidade