Novas doses da vacina pentavalente estão disponíveis para imunização em Santa Catarina. As 28 mil doses chegaram nesta quinta-feira (16), informou a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES).
Continua depois da publicidade
Os estoques da vacina, que integra o calendário nacional para recém-nascidos, ficaram zerados nas maiores cidades de Santa Catarina desde o início de novembro, por falta de novos repasses do Ministério da Saúde.
As doses já estão liberadas para as 17 regionais de saúde e devem estar disponíveis para a população a partir desta sexta-feira (17).
Esse é o segundo lote de vacinas recebido pelo Estado neste ano. O primeiro, com 27 mil doses, chegou na última sexta-feira (10).
A pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma única. Ela imuniza contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenzae tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.
Continua depois da publicidade
Quem precisa da vacina?
As crianças devem tomar três doses da vacina antes de completar 1 ano de vida. A primeira dose deve ser ministrada aos 2, a segundo aos 4 e a última aos 6 meses de vida.
Histórico
A redução na quantidade doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado começou ainda em maio de 2019, quando a cota recebida chegou com redução de aproximadamente cerca de 50%.
– Em julho de 2019, foi recebido 44% do lote mensal.
– Nos meses de agosto e setembro de 2019, SC não recebeu doses da pentavalente.
– No início de outubro de 2019, uma remessa com 11 mil doses foi encaminhada ao Estado.
– No dia 25 de outubro de 2019, mais 22 mil doses chegaram.
– Nos meses de novembro e dezembro de 2019, SC não recebeu doses.