O Mapa da Violência 2016 divulgado nesta quinta-feira coloca Santa Catarina no último lugar entre os Estados brasileiros no ranking de assassinatos por armas de fogo. Com base em dados de 2014, o levantamento aponta que as cidades catarinenses registraram 7,5 homicídios para cada 100 mil habitantes. O destaque negativo fica para Florianópolis, que teve aumento de 40% em relação a 2013, o segundo maior crescimento entre as Capitais Brasileiras

Continua depois da publicidade

Conheça a campanha Segurança SC – Essa causa é nossa

O número do Estados registrado em Santa Catarina é oito vezes menor que o de Alagoas, que lidera o ranking negativo com 56,1 mortes para cada 100 mil habitantes. Os outros dois Estados que completam a lista tríplice dos que estão abaixo do índice de 10 homicídios para cada 100 mil são São Paulo, com 8,2, e Roraima, com 9,5. A média brasileira é de 21,2.

Entre as conclusões, o estudo afirma que “a larga brecha existente, em 2014, entre Alagoas, com a maior taxa (56,1vítimas por 100 mil habitantes) e, no outro extremo, Santa Catarina (7,5 por 100 mil), evidencia a grande heterogeneidade de situações nas UFs (unidades da federação)”.

Continua depois da publicidade

Em relação a 2013, SC teve um crescimento de 13,7% nos assassinatos por morte de fogo. Também houve um aumento no índice catarinense em comparação com 2000, quando foram 5,9 mortes para cada 100 mil pessoas.

Florianópolis preocupa

Quando se levam em conta as Capitais brasileiras, Florianópolis apresenta um índice de 11,5 assassinatos. O número é bem abaixo da média brasileira, que é de 30,3. A Capital catarinense é a que apresenta o terceiro melhor índice, atrás somente de São Paulo e Boa Vista (RR). Fortaleza (CE) lidera o ranking negativo com 81,5 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Por outro lado, o que preocupa é que Florianópolis teve um aumento de 40% nas mortes por armas de fogo entre 2013 e 2014. Foi o segundo maior crescimento entre as Capitais brasileiras, atrás apenas de Macapá.

Continua depois da publicidade

No levantamento entre os municípios do interior dos Estados, Santa Catarina não tem nenhuma cidade na lista entre as 150 piores. A cidade que mais teve assassinatos em 2014 foi Mata de São João, na Bahia.

O Mapa da Violência é desenvolvido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), com a coordenação do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz.

Meta agora é melhorar condição dos efetivos, diz SSP

Via assessoria de imprensa, o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), César Grubba afirma que “os números divulgados vêm ao encontro da política de segurança pública adotada em Santa Catarina e contribui para continuarmos o trabalho de combate à criminalidade”.

Continua depois da publicidade

Ele afirma que “a meta agora é melhorar a condição dos efetivos, a partir da distribuição dos policiais que hoje se encontram nas academias fazendo os seus cursos de formação e apoiar e reforçar as estruturas das forças da segurança com mais viaturas, equipamentos e tecnologia”.

Sobre o crescimento dos assassinatos no Estado entre 2013 e 2014, a assessoria de imprensa da SSP aponta que um dos motivos é a onda de atentados ocorrida no Estado naquele.

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense