Santa Catarina obteve a melhor nota nacional no Índice de Desempenho do SUS (Idsus), uma avaliação inédita do Ministério da Saúde sobre o Sistema Único de Saúde. No ranking, SC ficou em primeiro lugar, com a nota 6,29, seguido do Paraná (6,23) e do Rio Grande do Sul (5,91). A média brasileira foi de 5,47.
Continua depois da publicidade
Florianópolis é a terceira capital melhor classificada, com nota 6,67, atrás de Vitória (7,08). Curitiba (6,96). Apenas 0,1% dos municípios conseguiram alcançar nota superior a 8.
– O índice nacional mostra claramente que o acesso e a qualidade é o grande desafio – afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Técnicos do Ministério afirmaram que a média 7 teria sido considerada aceitável para o país, mas Padilha preferiu não fazer uma análise crítica sobre a nota. O novo índice, disse, representa um instrumento para que administradores identifiquem as fragilidades e corrijam os problemas.
Continua depois da publicidade
O indicador foi feito a partir do desempenho alcançado pelas cidades em 24 quesitos, como número de equipes de saúde da família, média de consultas durante pré-natal e mortalidade de menores de 15 anos nas UTIs. Eles foram escolhidos por serem capazes de identificar o grau de acesso da população aos serviços e a qualidade do atendimento.
Ao se analisar Estados separadamente, Pará teve o pior desempenho, 4,17. Rio de Janeiro ficou com 4,58, a terceira pior classificação.