Santa Catarina tem mais um caso suspeito de Gripe A, também conhecida como gripe suína. Nesta terça-feira, um homem de 30 anos, morador de Florianópolis, foi internado no isolamento no Hospital Nereu Ramos. Ele viajou por vários países da Europa.

Continua depois da publicidade

Uma menina de 7 anos também está sob observação, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Ela tem febre e tosse e chegou da Flórida, nos Estados Unidos, no domingo. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado, Luis Antônio Silva, a menina passa bem e está internada apenas para acompanhamento, exames de rotina e isolamento.

Amostras colhidas nos dois pacientes monitorados foram encaminhadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado deve sair em até cinco dias.

Na segunda-feira, os exames para a detecção do vírus, feitos em três moradores de Itapema, no Litoral Norte, deram negativo.

Mudam regras para identificação de casos supeitos

Continua depois da publicidade

Pelas novas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde, passaram a ser consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de países com confirmação de casos, que apresentem os sintomas da enfermidade ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas. Estão em monitoramento pessoas que estiverem com sintomas compatíveis com o quadro suspeito da doença e que sejam provenientes de países não afetados.

Saiba mais no gráfico animado:

Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína