Em Santa Catarina, há dois casos suspeitos de gripe-A, também conhecida como gripe suína. Um homem de 30 anos que chegou da Europa no dia 28 de abril e uma menina de sete anos que voltou dos Estados Unidos no último domingo apresentam os sintomas da doença e estão internados em isolamento em Florianópolisl desde segunda-feira, dia 4.
Continua depois da publicidade
Secreções nasais dos dois foram coletadas ainda na segunda-feira e encaminhadas ao Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O resultado dos exames, normalmente, saem em cinco dias. Devido ao grande volume de testes que a instituição está realizando, porém, não há uma previsão de quando eles ficarão prontos.
Mudam regras para identificação de casos supeitos
Pelas novas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde, passaram a ser consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de países com confirmação de casos, que apresentem os sintomas da enfermidade ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas. Estão em monitoramento pessoas que estiverem com sintomas compatíveis com o quadro suspeito da doença e que sejam provenientes de países não afetados.
Saiba mais no gráfico animado:
Continua depois da publicidade

Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.