Santa Catarina ficou com o terceiro lugar geral no Ranking de Competitividade dos Estados 2016, promovido pelo Centro de Liderança Pública, CLP. Com o melhor índice de sustentabilidade social do Brasil e ocupando a terceira posição nas categorias educação e inovação, o Estado manteve sua posição do ano passado, ficando atrás apenas de São Paulo e Paraná. Os resultados oficiais foram divulgados nesta segunda-feira em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Com 88,9 pontos, São Paulo ocupa a primeira posição do Ranking de Competitividade dos Estados 2016, seguido do Paraná com 76,9. Na terceira posição, Santa Catarina tem 74,3 pontos, distante da média nacional de 50. O medidos do CLP utiliza 64 indicadores de diferentes áreas para construir o ranking. São levados em conta itens como infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental.

O estado tem melhorado a sua posição ano a ano. Em 2011, Santa Catarina ocupou o sétimo lugar; em 2012 e em 2013, ficou em sexto; em 2014, alcançou a quinta posição; e em 2015, ficou em terceiro lugar no ranking geral, atrás apenas de São Paulo e do Paraná, resultado repetido neste ano.

O Ranking de Competitividade dos Estados é um levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit. A ferramenta analisa a capacidade competitiva dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Continua depois da publicidade