Foi lançada durante a abertura da Festa do Pinhão, em Lages, a segunda edição da Estação Inverno, que busca incentivar o turismo em Santa Catarina nos dias mais gelados do ano. A ideia é do governo do Estado e une setores estratégicos para impulsionar as atividades relacionadas ao setor.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Na sexta-feira (24), durante o anúncio, o governador Jorginho Mello e o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, comentaram sobre o segundo ano do projeto:
— Nós estamos lançando aqui a Estação Inverno. O que quer dizer isso? Quer dizer que nós queremos promover a neve, o frio, o vinho, as belezas naturais. Então no dia que inicia o inverno, a gente vai transferir o governo de forma simbólica para Lages e São Joaquim, para que a gente possa comemorar junto com as vinícolas, vamos trazer a imprensa nacional e promover ainda mais nosso inverno e nosso Estado — afirmou o governador.
A intenção é aumentar o fluxo econômico, oferecer suporte às atrações de inverno, e, assim, influenciar para que outras áreas turísticas também busquem reconhecer e investir no potencial durante os meses de frio, do Litoral ao Oeste. Assim como no ano passado, o governo vai reunir setores e parceiros para dar à estação mais fria do ano a mesma relevância que a temporada de verão tem para Santa Catarina.
— A Estação Inverno é uma maneira do Governo do Estado mostrar que os setores organizados e unidos conseguem também fazer do frio um protagonista em Santa Catarina —, acredita o secretário do Turismo.
Continua depois da publicidade
A pesquisa da Fecomércio, parceira do Estado na Estação Inverno, mostrou que, entre julho e agosto do ano passado, na região Serrana, os gastos dos turistas cresceram 17% comparado a 2022. Além disso, eles desembolsaram 14% a mais com lazer em relação à média histórica.
O tipo de hospedagem mais usado foram os hotéis, com 60% dos casos.