Todas as regiões de Santa Catarina estão em risco gravíssimo para a Covid-19. Na nova matriz de risco divulgada pelo governo do Estado na manhã deste sábado (27), o mapa inteiro do Estado aparece em vermelho — condição de maior preocupação das autoridades. A confirmação do cenário se dá no primeiro dia de restrições mais rígidas e em meio ao colapso no sistema de saúde.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e saiba como
A região Carbonífera, no Sul, única que estava em “grave”, não em gravíssimo, também regrediu na condição conforme o novo documento. Hoje, SC enfrenta um novo pico de casos ativos, sendo que um terço dos pacientes em tratamento para a Covid-19 estão no Oeste. Conforme levantamento feito pelo Diário Catarinense, na sexta-feira (26) o Estado ainda atingiu a maior marca pessoas internadas com a doença: 909.
A nova matriz de risco ainda apontou que duas regiões de Santa Catarina atingiram as piores notas em todos os critérios: a Oeste (entorno de Chapecó) e a área que engloba Xanxerê. É a primeira vez que duas regiões do Estado estão, simultaneamente, com a pior situação possível.
— Não há indicativo de estabilização — diz a analista de dados Bianca Vieira, do Centro de Operações de Emergência em Saúde.
Continua depois da publicidade
Veja o mapa da situação no Estado
Leia também
Órgãos de fiscalização recomendam lockdown por no mínimo 14 dias em SC
O que abre e fecha em SC nos próximos fins de semana com as novas restrições
Pacientes que chegam às UTIs em SC são mais jovens, mais graves e sem comorbidades
Santa Catarina aplicou 53% das doses de vacina contra Covid-19 recebidas