Santa Catarina entrou no mapa dos shoppings outlets. Até 2015, o Estado irá ganhar três novos empreendimentos que juntos somam R$ 236,6 milhões em investimentos. A inspiração são os shoppings de descontos dos Estados Unidos – com ofertas de até 70%.

Continua depois da publicidade

A Iguatemi comunicou esta semana que pretende construir um Premium Outlet em Tijucas, na Grande Florianópolis. O empreendimento deve seguir o modelo da primeira unidade do grupo, o Platinum Outlet, inaugurado em setembro de 2013, em Novo Hamburgo (RS). Por lá, os descontos de marcas como Polo e Schutz chegam a 70%.

Em Tijucas, a Iguatemi terá 54% de participação e a construtora São José, 36% – outros sócios ficam com outros 10%. A previsão é concluir as obras em outubro de 2015.

A cerca de 20 quilômetros dali, em Porto Belo, o grupo Tacla, especializado na construção e administração de shopping centers, deve começar em 45 dias a erguer o primeiro outlet do seu portfólio. Para André Costa, fundador da Agência Brasileira de

Outlets (About), empresa especializada no planejamento, desenvolvimento e comercialização de outlets e responsável pelo estudo de viabilidade do Porto Belo Outlet Premium, a proximidade dos dois empreendimentos pode prejudicar o segmento.

Continua depois da publicidade

– Não existe espaço para dois outlets tão próximos. A gente vê com preocupação, porque mercadologicamente falando, não é ideal.

Costa acredita que a proximidade inviabiliza algumas grandes marcas de estarem nos dois locais, que têm como foco o público A e B. A construção do empreendimento inicia em março e 50% do espaço já foi vendido para marcas como Nike, Lacoste, Levi?s, Ellus, Calvin Klein e Vans.

Para Cristina Betts, vice-presidente financeira e RI da Iguatemi, a proximidade não preocupa:

– A gente está acostumado a essa competição, faz parte do dia a dia.

No Sul do Estado, shopping foca em marcas catarinenses

Sombrio, município no Sul do Estado, também deverá ganhar um shopping de descontos até o ano que vem. O Shopping Outlet Japonês, da Empreendimentos Japonês, abrigará 70 lojas – 50% já estão comercializadas. Construído ao lado do Restaurante Japonês, o empreendimento terá um prédio de sete andares com hotel, centro profissional e garagem para 2,5 mil veículos. O diretor de comercialização do empreendimento, Glenn Gomes de Carvalho, afirma que o foco são as marcas catarinenses.

Conheça os empreeendimentos

Premium Outlet em Tijucas

Administração: Iguatemi

Inauguração: outubro de 2015

Área bruta locável: 30 mil metros quadrados

Investimento: R$ 147,1 milhões

Empregos diretos: não divulgado

Número de lojas: não divulgado

Porto Belo Outlet Premium

Administração: Grupo Tacla

Inauguração: início do 2° semestre de 2015

Área bruta locável: 20 mil metros quadrados

Investimento: R$ 85 milhões

Empregos diretos: 800

Número de lojas: 100

Shopping Outlet Japonês

Administração: Empreendimentos Japonês

Inauguração: janeiro de 2015

Área bruta locável: 22 mil metros quadrados (área total)

Investimento: R$ 4,5 milhões (apenas construção do shopping center)

Empregos diretos: 400

Número de lojas: 70