A Série D do Campeonato Brasileiro terá 68 clubes este ano. Com isso, Santa Catarina contará com três representantes. A ampliação da quarta divisão nacional foi noticiada nesta tarde de terça-feira pela Confederação Brasileira de Futebol.

Continua depois da publicidade

O número de clubes aumenta de 40 para 68. Todas as federações foram contempladas com mais uma vaga, com exceção de São Paulo, que ganhou duas. Pela classificação atual do Campeonato Catarinense, as vagas seriam de Brusque (18 pontos), Inter (15 pontos) e Metropolitano (14). Dos 10 participantes do Estadual, oito terão calendário nacional: dois na Série A, três na Série B e três na Série D.

Os 68 clubes serão divididos em 17 grupos de quatro. Classificam-se para a segunda etapa 32 times: os primeiros colocados e os 15 melhores entre os segundos. A partir daí, a competição entra no sistema mata-mata. Os quatro semifinalistas sobem para a Série C em 2017.

A nova distribuição será a seguinte: São Paulo terá quatro times; Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia contarão com três; os demais estados terão dois representantes cada. Os quatro times rebaixados da Série C, Águia de Marabá, Madureira, Caxias e Icasa, completam a relação dos 68 clubes

Continua depois da publicidade